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Renault Trucks introduz novos motores com turbocompound

Texto: Carlos Moura
Data: 23 de Maio, 2022

A nova geração de motores com turbocompound permite aos camiões de gama alta da Renault Trucks poupar até dez por cento no consumo de combustível. As avançadas soluções de gestão do motor e de frotas também ajudam os operadores a melhorar a eficiência dos seus veículos e das suas frotas. 

A Renault Trucks passou a disponibilizar os motores diesel de 11 litros e 13 litros com tecnologia turbocompound nas gamas T, T High, C e K, os quais proporcionam uma redução no consumo de combustível até 10% em comparação com a geração anterior.

Os novos propulsores cumprem a norma de emissões Euro VI Step E, contando com a tecnologia patenteada Wave Piston para melhorar a combustão. 

Com o reencaminhamento das chamas no interior da câmara de combustão, a solução permite uma melhor utilização do oxigénio disponível e, por conseguinte, uma melhor combustão. Os motores estão também equipados com novos injetores, mais precisos e adaptados à nova combustão.

Para melhorar a eficiência, a Renault Trucks procurou reduzir as perdas por atrito: os veios de ligação, os pistões e a cambota foram redesenhados e o controlo dos gases no cárter foi otimizado. 

Além disso, foi igualmente desenvolvido um novo turbocompressor de alto desempenho com rolamentos de esferas que oferece um melhor tempo de resposta e uma bomba de óleo de caudal variável, em combinação com óleo de baixa viscosidade.

A Renault Trucks optou igualmente por um sistema de pós-tratamento otimizado e uma nova unidade de controlo do motor.

Tecnologia turbocompound

Para obter o máximo desempenho os camiões T, T High e C da Renault Trucks podem ser equipados, como opção, com o motor DE13 TC com a tecnologia Turbo Compound, já conhecida do Volvo FH, que proporciona uma redução significativa do consumo sem comprometer a manobrabilidade ou a velocidade comercial.

Uma turbina adicional, localizada a jusante do turbocompressor, converte a energia residual dos gases de escape em energia mecânica que é transmitida à cambota na forma de binário do motor adicional.

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O turbocompound permite, assim, que sejam atingidos níveis mais elevados de binário a regimes mais baixos do motor. Na autoestrada, durante o uso do controlo de velocidade de cruzeiro (cruise control) e em subidas será possível manter uma velocidade constante sem engrenar mudanças mais baixas.

Os novos camiões das gamas T, T High e C da Renault Trucks recebem nova geração da caixa de velocidades automatizada Optidriver da nova geração, que incorpora um novo calculador, um novo software de controlo e um novo atuador da embraiagem que permitem mudanças mais suaves e mais rápidas.

Novos serviços

Com o objetivo de otimizar o consumo, a Renault Trucks adotou a solução Smart Torque Control, que maximiza o tempo na zona com a máxima eficiência do motor sem penalizar a manobrabilidade. 

A marca francesa continua ainda a melhorar o controlo de velocidade de cruzeiro preditivo Optivision, que recorre à topografia da estrada para otimizar as mudanças de velocidade e a poupança de combustível. 

A marca disponibiliza igualmente soluções de apoio às transportadoras nos seus esforços de monitorização e melhoria do consumo de combustível e das emissões de CO2 das suas frotas. 

O software de gestão de frotas Optifleet (módulo Check) controla o consumo de combustível de cada veículo e analisa os estilos de condução para identificar áreas de possível intervenção tendente à redução dos consumos. Por outro lado, a Renault Trucks desenvolveu um programa de formação completo baseado nos princípios da condução racional para assegurar que os consumos de combustíveis se mantêm controlados.