Mobieco

Publicidade

Renaulution. Revolução far-se-á também com nova marca para a mobilidade

Texto: Redação
Data: 14 de Janeiro, 2021

Parte importante do novo plano estratégico hoje revelado e a que foi dado o nome de ‘Renaulution’, os serviços de Mobilidade vão passar a ter, no Grupo Renault, unidade de negócio própria, a que foi dado o nome de Mobilize. E que, acrescente-se, até já tem projectado veículo próprio!

Numa estratégia já seguida por outros construtores, a “nova” Renault, agora liderada pelo italiano Luca de Meo, anuncia a intenção de marcar presença, também, nos serviços de mobilidade partilhada. Nomeadamente, dentro das cidades, onde ofertas como o car-sharing têm vindo a ganhar o seu espaço.

Para tal, o grupo francês promete soluções de mobilidade, não apenas de pessoas, mas também de bens, com ou sem automóvel. Neste último caso, desenvolvendo veículos dedicados, modulares, robustos e 100% elétricos, concebidos para uma utilização intensiva, como é o caso, garante o fabricante, do protótipo agora apresentado – o Mobilize EZ-1 Prototype.

Para já apenas um protótipo, o Mobilize EZ-1 promete vir a fazer das cidades o seu habitat

Concebido, precisamente, para o uso partilhado e segundo um compromisso de neutralidade carbónica, zero emissões, o  Mobilize EZ-1 Prototype é um veículo elétrico, compacto, ágil, e com capacidade para transportar, nos seus 2,3 metros de comprimentos, dois ocupantes. Os quais poderão viajar descontraidamente, observando a paisagem urbana circundante, graças também às suas portas totalmente vidradas.

LEIA TAMBÉM
É o Renaulution. Alpine e Lotus vão colaborar num novo desportivo elétrico

Cem por cento elétrico, o EZ-1 Prototype dispõe daquilo que a Renault classifica como um inovador sistema de troca da bateria, a qual vem permitir a sua utilização non-stop. Sendo que, a acrescentar à preocupação com o Ambiente nas deslocações, o pequeno citadino procura respeitar, ainda, os princípios da economia circular, através da construção, em 50%, com recurso a materiais reciclados, e, já no final de vida, a possibilidade de reciclagem de até 95% de todos os componentes, nas instalações da Re-Factory de Flins.

O EZ-1 é fabricado, em 50%, com materiais reciclados, sendo que, no momento do abate da viatura, o nível de reciclagem sobre para 95%

«O Mobilize EZ-1 Prototype é um objeto de mobilidade que facilmente se integra nas cidades e é emblemático da marca Mobilize”, comenta o director do design Mobile. Acrescentando que, “é um veículo que acompanha os utilizadores na adoção de uma mobilidade mais eficaz e mais responsável».

Um compromisso para a neutralidade carbónica

Criada para gerir os serviços de mobilidade, de energia e de dados, ao mesmo tempo que fornece soluções mobilidade flexíveis, com vista a ajudar à transição energética sustentável, ambicionada pelo Grupo Renault, visando uma futura neutralidade carbónica, a Mobilize promete, ainda, promover parcerias e a criação de sistemas abertos. Isto, como forma de obter “vantagens significativas em termos de rapidez e economias de escala”, pode ler-se no comunicado divulgado.

Uma oferta que promete crescer…

“Para além do mundo automóvel, a Mobilize irá propor uma vasta gama de serviços inovadores nos domínios da mobilidade, da energia, e dos dados”, garante a directora-geral da Mobilize, Clotilde Delbos. Assegurando que, “com a colaboração de vários parceiros, vamos procurar maximizar a utilização do automóvel para trajetos simplificados, mais sustentáveis e acessíveis ao transporte de pessoas e de mercadorias, reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto ambiental