A Renault renovou o popular utilitário Clio, que se mantém em comercialização enquanto alguns concorrentes vão desaparecer, mas as principais alterações residiram na imagem exterior. A gama recebe um novo nível de equipamento Esprit Alpine, com linhas de inspiração desportiva e um interior a condizer.
Enquanto marcas como a Ford ou a Volkswagen decidiram descontinuar as suas propostas para o segmento dos utilitários, acabando com modelos como o Fiesta e o Polo, respetivamente, a Renault manteve a sua aposta e renovou o Clio com o objetivo de captar aqueles clientes que ainda não foram seduzidos pela ideia de terem um crossover compacto.
Se em termos de engenharia, o Clio não apresenta grandes alterações, o mesmo não sucede com o estilo exterior, que apresenta uma imagem revista e agressiva, com linhas inspiradas no novo Espace, ao que se junta o novo logotipo cromado e escovado.
O elemento mais distintivo do novo Renault Clio consiste na assinatura luminosa dianteira, com luzes LED diurnas em cada lado, formando uma metade de um losango erguido.
Nos níveis de equipamento Techno e Alpine Esprit, que é novo, existe um defletor, por baixo da grelha, inspirado no universo do desporto automóvel. A lâmina é da mesma cor da carroçaria no nível Techno e em cinza xisto mate na Esprit Alpine.
Nova versão Esprit Alpine
O habitáculo apresenta materiais de maior qualidade, sendo alguns deles reciclados. O ambiente interior, com ecrã de 7” polegadas nas versões mais baratas e de 9,3” nas mais caras – não sofreu grandes alterações relativamente ao antecessor.
No nível de equipamento Esprit Alpine, os bancos são mais envolventes para proporcionar um maior apoio lateral e um conforto acrescido. Os materiais também são específicos e os cinzentos mais claros no meio do assento e das costas dos bancos sublinham este estilo desportivo. As laterais são cobertas por um material mais espesso.
LEIA TAMBÉM
Renault Clio E-Tech 140 RS Line. A olhar o futuro
O pesponto azul e a letra A alusiva à marca Alpine gravada, a quente, no dorso dos bancos, completam esta visão desportiva. Uma bandeira vermelha, azul e branca, que simboliza França, é cosida nas laterais.
No capítulo mecânico, o novo Clio é proposto em quatro motorizações. 1.0 TCe de 90 cv; 1.2 TCe GPL de 100 cv; 1.5 BluedCi de 100 cv; 1.6 E-Tech Full Hybrid de 145 cv.