Mobieco

Publicidade

EV com 400 km. Renault divulga mais dados sobre o futuro Renault 5

Texto: Francisco Cruz
Data: 5 de Dezembro, 2023

A Renault acaba de divulgar mais informações sobre o “ressuscitado” Renault 5, cuja apresentação oficial está já agendada para o próximo dia 26 de fevereiro de 2024, no Salão Automóvel de Genebra. E que, sabe-se agora, chegará com uma autonomia de 400 km, mas também com um programa especial de nome R5 R Pass.

Anunciado como a reinterpretação moderna de um modelo que se tornou icónico na história da marca francesa do losango, o futuro Renault 5, tornado 100% elétrico, chegará, segundo revela agora o fabricante, com faróis dianteiros do tipo “pupila” e que visam “humanizar” o modelo, além de pára-lamas marcantes a acentuarem o aspecto compacto e a presença sólida do EV. Neste caso, a fazer lembrar, também, para o famoso Renault 5 Turbo.

No entanto, tão ou mais importante, é o anúncio da colocação de um indicador luminoso de carga, cujo grafismo forma o emblemático número 5 quando a carga está completa, no capot dianteiro. E que, além do aspecto prático, dota o modelo de uma faceta tecnológica inconfundível.

LEIA TAMBÉM
No mercado em 2024. Renault 5 EV será mais barato que o Z
oe

Finalmente e já na traseira, farolins verticais que incorporam uma função de iluminação que se estende para a lateral da carroçaria, ao mesmo tempo que o revestimento ajuda à eficácia aerodinâmica do R5 E-Tech.

Com 400 km de autonomia

Ainda sobre o modelo, que a Renault revela apresentar um comprimento abaixo dos 4 metros (3,92 m, mais precisamente), também como forma de se tornar uma proposta “perfeita para a utilização em cidade”, a confirmação de que o Renault 5 E-Tech disporá de uma bateria de 52 kWh, como forma de garantir uma autonomia de até 400 km.

Disponível desde o lançamento do modelo, esta solução ganhará, depois e lá mais para a frente, a companhia de uma bateria mais pequena, com 40 kWh de capacidade.

O elétrico francês estreará ainda a nova plataforma AmpR Small, até aqui conhecida como CMF-B EV, com uma solução de eixo traseiro multibraço mais vulgar em segmentos superiores, enquanto, no habitáculo, sobressairá o novo avatar oficial da Renault, o Reno. Neste caso, a prometer, entre outras mais-valias, uma experiência mais imersiva a bordo, além de novas experiências de condução e estilo de vida a bordo.

A rondar os 25 mil euros

Finalmente, a Renault garante, desde já, que o novo Renault 5 100% elétrico surgirá no mercado com um preço a rondar os 25 000 Euros, ou, como também refere o fabricante, “um valor semelhante ao de um híbrido para o segmento B”.

Quanto à apresentação oficial, está agendada para o próximo dia 26 de fevereiro, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2024.

As vantagens do R5 R Pass

Entretanto e a pensar nos clientes mais nostálgicos, que já estão a contar os dias, semanas e meses, para o momento em que poderão encomendar uma unidade, a Renault criou o R5 R Pass.

Com um custo de 150 euros, este produto deverá ser a forma de conseguir reservar uma unidade do modelo, dez dias antes da abertura do período de encomendas para o público em geral.

Chegado o momento das entregas, estes serão também os primeiros clientes a receber os seus Renault 5 E-Tech, já depois de terem recebido uma miniatura do veículo, aquando da apresentação, assim como acesso prioritário a conteúdos e eventos relacionados com o modelo.

Único senão: o R5 R Pass está, para já, disponível apenas em seis mercados (Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Bélgica e Países Baixos), dos quais Portugal não faz parte.