Mobieco

Publicidade

Depois do drift, da altitude, e outros. Porsche Taycan é o rei dos donuts no gelo

Texto: Francisco Cruz
Data: 7 de Maio, 2022

É caso para dizer que o Porsche Taycan continua, alegremente, a coleccionar recordes do Guiness! Sendo que, desta feita, uma variante Cross Turismo da berlina desportiva 100% elétrica da marca de Zuffenhausen acaba de tornar-se na nova recordista de ‘donuts’ no gelo!

O feito foi divulgado através da conta de Youtube da Race of Champions, que e ao que tudo indica, terá sido responsável pela captação em vídeo da tentativa. A qual acabou saldando-se num total de 69 ‘donuts’ seguidos,  conseguidos por um automóvel 100% elétrico, sobre uma superfície gelada.

O recorde para o maior número de ‘donuts’ realizados foi alcançado por um Porsche Taycan Cross Turismo de produção, equipado com pneus de Inverno, no passado dia 3 de fevereiro de 2022, tendo como palco um lago gelado em Pite Havsbad, Suécia, o mesmo local onde teve lugar a edição de 2022 Corrida dos Campeões.

O Porsche Taycan Cross Turismo acaba de fixar um novo recorde de 'donuts', mas no gelo
O Porsche Taycan Cross Turismo acaba de fixar um novo recorde de ‘donuts’, mas no gelo

Conduzido pelo veterano piloto de acrobacias Terry Grant, o Porsche Taycan Cross Turismo fixou, assim, um novo número máximo, para carros 100% elétricos, de piões sobre um mesmo eixo, sem qualquer interrupção, e em cima de uma superfície gelada.

De resto e para que o novo recorde pudesse ser validado, os ‘donuts‘ tinham de ser feitos dentro de um círculo com o dobro do comprimento do carro. Não tendo sido, contudo, fácil, para o piloto, já que o carro teimava em interromper a marcha, sempre que o gelo, que ia saltando, acabava por cobrir um dos sensores do veículo, levando o sistema a entender tal facto como se de um acidente se tratasse.

LEIA TAMBÉM
Já em Portugal. Porsche Taycan Cross Turismo promete espaço e versatilidade

Por outro lado e com as sucessivas passagens no mesmo local, o gelo acabou ficando cada vez mais irregular, o que, segundo Grant, tornou a concentração mais difícil. Embora e conforme demonstra o resultado final, tal não tenha sido suficiente para impedir a fixação de um novo recorde mundial de ‘donuts’ realizados no gelo, por um veículo 100% elétrico.

A terminar, recordar, apenas, que este não é o primeiro recorde já arrebatado pelo elétrico Porsche Taycan, que, através das suas derivações, já conquistou o ceptro do elétrico sujeito à maior diferença de altitude, do elétrico capaz de atingir a mais alta velocidade dentro de um edifício fechado, ou, ainda, do veículo 100% elétrico conduzido durante mais tempo em drift.