Porsche 911 GT2 RS Clubsport – Ainda há muita vida no 991!

Texto: Nuno Fatela
Data: 28 Novembro, 2018

Apesar de ter sido introduzida a nova geração do 911, o modelo anterior mostra que ainda tem muito para dar. A prova é o Porsche 911 GT2 RS Clubsport, versão para as pistas que é desenvolvida a partir do recordista de Nurburgring

Desenvolvido a partir do GT2 RS, atual recordista de Nurburgring, esta versão para as pistas tem o mesmo motor boxer biturbo de 3,8L, a debitar 700cv, e a mesma caixa PDK de sete velocidades
O Porsche 911 GT2 RS estará limitado a 200 exemplares, cada um disponível por 405.000€. As entregas começam em maio de 2019.
A marca estuda a possibilidade de lançar um troféu monomarca, e está já a encentar conversas com a organizadora do campeonato Blancpain GT Series
Por estar pensado para as pistas, surgem alterações como a roll cage, as bacquets Recaro com cinto de seis pontos, o depósito FIA de 115l com abastecimento pelo capot e o sistema de extração do piloto no teto
As jantes são de aperto central, e o sistema de travagem conta com discos de 390mm e seis pistões na dianteira, e com 380mm e quatro pistões na retaguarda
Outro destaque é a suspensão MacPherson, totalmente configurável
O volante é oriundo do GT3 R de competição e pode ser retirado. Já o mostrador digital na frente do condutor é fornecido pela Cosworth.

Está a ser apresentada em Los Angeles a oitava geração do Porsche 911, a maior novidade do último grande salão automóvel de 2018. Mas este 992 surge ainda com a companhia do atual 991, que mostrou que ainda tem muito potencial para extrair através de uma nova versão, exclusiva para as pistas e limitada a 200 exemplares, com o nome de Porsche 911 GT2 RS Clubsport. Este genial “canto do cisne” sobre a sétima geração do desportivo, que poderá dar origem a uma competição monomarca, tem um preço unitário de 405.000€ e as entregas aos clientes começam em maio de 2019.

Isto significa que mesmo com a produção do novo 911 em andamento, provavelmente ainda vão continuar a “sair do forno” as mais extremas versões do atual modelo. A base é o 911 GT2 RS de estrada, com 700cv, que recentemente também já tinha sido alterado pela Mantheim Racing. Isso deu origem a um bólide de exceção que recuperou para a marca o recorde de Nurburgring, algo que mostra bem o potencial do mais potente 911 de sempre.

Para saber mais detalhes sobre este desportivo para as pistas que foi revelado no Salão de Los Angeles, navegue entre as imagens do Porsche 911 GT2 RS Clubsport que surgem na fotogaleria superior.

Partilhar