Chegou o novo Porsche 911 Carrera

Texto: Nuno Fatela
Data: 28 Novembro, 2018

Disponível nesta primeira fase apenas nas versões “S”, que ganharam 30cv de potência, além do aumento das performances do icónico desportivo também se destacam as fortes mudanças no habitáculo e a aposta nas soluções conetadas

Finalmente terminou a espera e foi revelada a oitava geração do 911. Designada pelo código 992, o novo Porsche 911 está já disponível para encomenda, surgindo nesta primeira fase nas opções Carrera S e Carrera 4S. Disponíveis com uma versão mais moderna do bloco 3.0l Boxer turbo que era usado pelos antecessores, são agora mais 30cv de potência ao dispor do condutor, num total de 450cv. Isso permitiu melhorar as acelerações até aos 100km/h em 0,4 segundos, para um tempo de apenas 3,7 segundos, enquanto na velocidade máxima o ganho é de 3 km/h, para os 306km/h. Os preços do novo Porsche 911, que surge neste momento apenas com a caixa PDK de oito velocidades, são de 146.550€ para a versão Carrera S, enquanto para o 4S a fasquia de acesso está colocada nos 154.897€.

A Porsche afirma que o design da oitava geração pretende enfatizar o salto nas performances do desportivo. Isso é demonstrado na dianteira, que está 45mm mais larga, enquanto os arcos das rodas ficaram mais volumosos em redor das jantes de 20” na dianteira e 21” na traseira. Com todos os painéis de carroçaria fabricados em alumínio, excluindo as secções dianteira e traseira, um dos traços no exterior que mostra a evolução tecnológica deste 992 são os puxadores de portas elétricos. Eles surgem embutidos, saltando para o exterior assim ao aproximar das mãos.

O interior sofre as maiores alterações, ganhando traços que o aproximam de lançamentos mais recentes da marca, como o Panamera e Cayenne. O destaque vai, tratando-se do mais famoso desportivo do mundo, para o foco no condutor, que tem na sua frente uma combinação entre o classicismo, demonstrado pela agulha do conta-rotações ao centro, e a modernidade, a cargo dos dois painéis digitais nos lados que oferecem diferentes informações. Além disso, o volante passa a contar com um comando circular, ao alcance da mão direita, para escolher entre os modos de condução. E no novo Porsche 911 temos, além dos habituais modos Normal, Sport e Sport+, um novo designado “Wet” e que otimiza o comportamento em piso molhado.

O novo ecrã de 10,9” para o infotainment PCM é maior do que os disponibilizados na anterior geração, e será o elemento mais notório da evolução tecnológica deste ícone do mundo automóvel. Mas ela também poderá ser sentida em outras soluções do novo Porsche 911, como na navegação online com apoio de inteligência artificial. Além disso, também são introduzidas três novas aplicações para facilitar a vida aos condutores e apoiá-los em diferentes áreas.


Recorde aqui como foi a apresentação do novo Porsche 911


Estas Apps são designadas Road Trip (planificação de viagens), 360+ (Assistente Pessoal) e Porsche Impact (analisa a performance ecológica e “ajuda  calcular a contribuição financeira que os clientes Porsche podem dar para compensar a sua pegada de CO2”). Nesta última aplicação, os clientes podem até escolher logo quais os projetos climáticos certificados internacionalmente para investir. Portanto, nada como acelerar a fundo e sentir o poder dos 450cv do novo Porsche 911 Carrera S. Até o ambiente vai agradecer…

Partilhar