Publicidade

Novo Ford EcoSport chega no final do ano

Texto: Miguel Policarpo
Data: 5 de Setembro, 2017

Pleno de novidades, o novo Ford EcoSport chega ao mercado no final deste ano e estreará o novo motor diesel EcoBlue de 1.5 litros, com o sistema de tração integral ‘Ford Intelligent All Wheel Drive’, para melhor controlo em estrada e nas incursões a outros  pisos. O exterior foi renovado, destacando-se a extensa grelha frontal em trapézio, as óticas de desenho distinto e com LEDS, e a traseira mais sóbria. Tal como a geração anterior, está disponível uma pintura bicolor, com um tom para o tejadilho, pilares e espelhos retrovisores e outra para o resto da carroçaria.

  • Estreia do novo motor diesel EcoBlue de 1.5 litros , com 100 e 125 cv
  • Motor 1.0  a gasolina EcoBoost nas versões de 100, 125 e 140 cv
  • Consumo estimado desde 4.5 l/100 km
  • Pela primeira vez, Ford inclui pacote ST-Line no Ecosport
  • 12 cores para o exterior e possibilidade de um visual bi-tom
  • Sistema SYNC 3 compatível com Apple CarPlay e Android Auto
  • Faróis automáticos, câmara traseira, sensor de chuva, entre outros recursos

Até ao final do ano a Ford prevê lançar o novo EcoSport. A nova geração do SUV estreia o motor diesel EcoBlue de 1.5 litros, capaz de debitar 125 cv de potência e 300 Nm de binário. O ponto-chave é a eficiência, que, segundo o fabricante norte americano, é demonstrada pelos consumos desde 4.5 l aos 100 km – impressionante para um SUV, um segmento que cada vez mais conquista os europeus. Para assegurar a transferência da potência às rodas, o modelo dispõe do sistema de tração integral ‘Intelligente All Wheel Drive’, que analisa em tempo real a aderência da viatura à estrada e controla o envio do binário entre o eixo dianteiro e o traseiro, fazendo a repartição até uma relação de 50:50. Além da versão de 125 cv, a Ford comercializa uma mais comedida versão de 100 cv no mesma motorização e incluirá no catálogo o motor EcoBoost 1.0 litros a gasolina – nas versões de 125 e 140 cv às quais se juntará, posteriormente, uma de 100 cv. A transmissão será de caixa automática, que inclui as patilhas de mudanças no volante, ou manual, ambas de 6 velocidades.

Renovado e redefinido, o novo Ford EcoSport partilha caraterísticas com o Kuga e o Edge na sua aparência. Destaque para a grelha frontal de extensas dimensões em forma de trapézio e as óticas em LED de desenho irreverente acompanhadas pelos faróis de nevoeiro quase tão grandes quanto as óticas. O para-choques, além da grelha, inclui um spoiler inferior, completando a fotografia de uma frente alta e esguia do modelo. De perfil, o SUV mostra a conjugação de duas cores que herdou da geração anterior: o tejadilho e os pilares pretos assentes noutra cor da carroçaria, com doze tons disponíveis para escolha no exterior.  As jantes são de 17” e 18”. A retaguarda (bagageira com capacidade para 334 litros) apresenta um aspeto mais sóbrio, sobressaindo o spoiler que encerra o tejadilho. Como opção, a Ford disponibiliza a ST-Line, uma novidade para o modelo que potencia um visual mais desportivo.


Leia também: Saiba porque o Ford Fiesta foi proibido na América


Para o interior, a Ford apostou em materiais mais sofisticados e refinados, suprimindo alguns botões do display na consola central, e num novo design dos bancos que otimiza o conforto dos passageiros. Para tornar o habitáculo mais envolvente, a marca inclui um sistema de seleção de até 7 luzes ambiente, bem como um apoio de braço adaptável, o sistema Eletronic Automatic Temperature Control e o volante aquecido, entre outras novidades. Em relação à tecnologia, o SUV vem equipado com o sistema de infoentretenimento SYNC 3 da Ford, compatível com a Apple CarPlay e o Android Auto. Para apoio à condução, o fabricante inclui sistemas como o Cruise Control programável para cumprir os limites de velocidade, a câmara traseira, comutação automática dos faróis e sensor de chuva. Destaque ainda para o sistema identificador de perigos no ângulos mortos. Muitas das configurações relativas às assistências de segurança podem ser configuradas no novo ecrã de 4.2” integrado no redesenhado painel de instrumentos.


Leia também: Ford Fiesta ST passa a 200 cv mas só chega em 2018

 

(artigo atualizado a 07.09.2017, pelas 15.46h)