Publicidade

Na Europa no final do Verão. Nissan apresenta o novo X-Trail para o Japão

Texto: Francisco Cruz
Data: 23 de Julho, 2022

Agendado igualmente para a Europa, a Nissan acaba de dar a conhecer o novo X-Trail, o SUV de sete lugares da marca nipónica, embora e para já, destinado ao Japão. E que, tal como acontece com o best-seller Qashqai, chega ao mercado com a segunda geração da tecnologia e-4FORCE.

Esperado, no Velho Continente, lá mais para o final do verão, o novo X-Trail apresenta, assim, longe de olhares curiosos, a sua maior novidade, e que passa pela disponibilização daquela que é a segunda geração da conhecida tecnologia de propulsão e-Power, além do novo sistema de tracção e-4FORCE. A mesma, aliás, já apresentada no Qashqai.

Sobre a tecnologia, vale a pena recordar que consiste, basicamente, de um sistema de propulsão que tem na base um motor térmico de compressão variável, que, funcionando num regime estacionário, tem como função, não fazer mover as rodas, mas carregar a bateria. A qual, por sua vez, fornece energia ao motor elétrico que faz andar o carro.

A nova geração X-Trail beneficia da mais recente evolução do sistema de propulsão e-4FORCE já presente no Qashqai
A nova geração X-Trail beneficia da mais recente evolução do sistema de propulsão e-Power já presente no Qashqai

Desta forma, defende a Nissan, torna-se possível conseguir melhores consumos do que com uma solução exclusivamente térmica, melhorando, igualmente, a experiência de condução.

LEIA TAMBÉM
Chega no verão de 2022. Nissan desvenda novo X-Trail europeu em Xangai

Contudo e ao contrário do que deverá acontecer na Europa, este novo X-Trail será disponibilizado no mercado japonês com não uma, mas duas motorizações. A primeira, de entrada de gama, ostentará apenas e só o quatro cilindros 1,5 litros que serve gerador no sistema e-Power do Qashqai, ao passo que, acima, surge então a variante eletrificada, equipada com e-Pedal Step, o qual reduz a necessidade de aplicação do travão, quando na desaceleração, já que o próprio sistema se encarrega de travar o carro.

Ao contrário do que acontece num híbrido convencional, o motor de combustão, no X-Trail, serve apenas e só para carregar a bateria que fornece energia ao motor elétrico propulsor
Ao contrário do que acontece num híbrido convencional, o motor de combustão, no X-Trail, serve apenas e só para carregar a bateria que fornece energia ao motor elétrico propulsor

A Nissan revela, ainda, que o sistema elétrico do X-Trail surge equipado com uma fonte de alimentação de 100V AC, com potência máxima de 1.500W, a qual o fabricante acredita ser suficiente para poder ser usada como fonte de energia de emergência.

Digitalizado e com duas ou três filas de bancos

Já no habitáculo, o SUV recebe um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, além de um ecrã central táctil do mesmo tamanho. Sendo que, a integrar a lista de opcionais, surge ainda um head-up display de 10,8 polegadas.

A nova geração X-Trail ganha dois ecrãs 100% digitais de 12,3 polegadas - um, a servir de painel de instrumentos, ao passo que, o outro, na forma de ecrã central táctil
A nova geração X-Trail ganha dois ecrãs 100% digitais de 12,3 polegadas – um, a servir de painel de instrumentos, ao passo que, o outro, na forma de ecrã central táctil

Em termos de configuração interior, o X-Trail pode ser adquirido, no Japão, tanto com duas filas de bancos, como com três. Opção que, no entanto, depende também da motorização, uma vez que, o 2WD, surge disponível apenas com duas fileiras de lugares.

Quanto a revestimentos, os estofos são em tecido e couro Nappa, conjugados com o Tailor Fit e o Cell-Cloth repelentes à água, que a Nissan já propõe noutros modelos.

Já no exterior, uma palete de 12 cores de carroçaria possíveis, das quais fazem igualmente parte cinco acabamentos em dois tons.

Depois da versão para os EUA, a Nissan apresentou, agora, o novo X-Trail para o Japão. Segue-se a Europa, lá mais para o final do verão
Depois da versão para os EUA, a Nissan apresentou, agora, o novo X-Trail para o Japão. Segue-se a Europa, lá mais para o final do verão