Ex-CEO do Volkswagen Group rendido ao Nio ET9: “Impossível!”

A lançar aquele que passa a ser o seu novo modelo porta-estandarte, a chinesa Nio decidiu pedir opinião à concorrência e, mais concretamente, ao ex-CEO do maior grupo automóvel europeu, Herbert Diess. Tendo a reacção ficado perfeitamente registada, numa só palavra: “Impossível!”.

A situação, pouco habitual, foi levada a cabo pelo CEO e fundador do fabricante automóvel de veículos elétricos chineses Nio, que decidiu convidar alguns “amigos” da indústria automóvel, entre os quais estava o ex-CEO do Volkswagen Group, para conhecerem e desfrutarem do novo ET9, berlina topo de gama 100% elétrica.

Convidado por William Li a dar sua opinião sobre o modelo, num curto vídeo que aqui reproduzimos, o gestor alemão não se mostrou contido na adjectivação, considerando o ET9 uma proposta “impossível”, ou seja, inacreditável pelas qualidades que demonstra.

De resto, não foi só Herbert Diess a revelar-se impressionado com o novo topo da gama da Nio, mas também outros gestores de grandes empresas, muitas delas sem ligação à indústria automóvel. Foi o caso do Chairman e CEO da Midea Paul Hang, do CEO da Horizon Robotics Yu Kai ou da CEO do Bertelsmann China Corporate Center Annabelle Yu Long, todos eles deslumbrados com o ET9.

Um topo-de-gama de mais de cinco metros

Sobre o Nio ET9, que para já está em comercialização apenas na China, embora com a quase certeza de que também virá para a Europa, vale a pena recordar que se trata de uma berlina com mais de cinco metros (5,32 m) de comprimento e 3,25 m de distância entre eixos, assente em jantes de 23”, revolucionária também na tecnologia.

Além de recorrer a soluções como o steer-by-wire ou o chassis drive-by-wire, o ET9 estreia um microprocessador para condução autónoma inteligente de nome Shenji NX9031 de 5 nm desenvolvido pela própria Nio, ao mesmo tempo que, em termos de propulsão (elétrica), recorre a uma configuração de dois motores elétricos, a garantirem uma potência combinada 697 cv, apoiados por uma bateria de 120 kWh, com uma densidade de energia de 292 Wh/kg.

Recorrendo a uma arquitectura elétrica de 925V (bem mais potente que a de um Porsche Taycan, por exemplo), a berlina chinesa anuncia-se capaz de suportar carregamentos ultra-rápidos 5C, com os quais deverá conseguir repor energia para mais 255 km (norma chinesa CLTC), com apenas cinco minutos de ligação à tomada.

Não menos impressionante, é a integração daquilo que a Nio chama de sistema de estabilização Skyride e que, refere o construtor, permite jogar futebol de botão ou manter taças de champanhe seguras e estáveis, ao mesmo tempo que o carro “ataca” lombas e buracos na estrada.

Por pouco mais de 100 mil euros… na China

Na China, o Nio ET9 tem um preço de lançamento de 800.000 yuans, ou seja, pouco mais de 105 mil euros.