Herbert Diess VW Group

Publicidade

Já tem sucessor. Grupo Volkswagen anuncia saída de Herbert Diess

Texto: Redação
Data: 25 de Julho, 2022

A notícia é tão inesperada, quanto impactante: Herbert Diess, o todo-poderoso Chairman do Conselho de Administração do Volkswagen Group, está de saída do cargo que ocupa desde 2018. Sendo que até já tem sucessor: Oliver Blume, atual CEO de uma das marca do grupo, a Porsche.

Ainda segundo o mesmo comunicado divulgado pelo maior grupo automóvel europeu, a saída de Herbert Diess, da liderança do Volkswagen Group, terá oficialmente lugar no dia 1 de setembro. Data a partir da qual o novo Chairman, Oliver Blume, passará a acumular, com as funções de CEO da Porsche, a liderança do Conselho de Administração de todo o grupo.

Comentando a saída de Herbert Diess, gestor que ingressou no Volkswagen Group em julho de 2015,  ou seja, apenas alguns meses antes do rebentar do escândalo que ficou conhecido como Dieselgate, o Presidente do Conselho de Supervisão, Hans Dieter Pötsch, agradeceu já o esforço do ainda Chairman em prol do grupo, defendendo que Diess “desempenhou um papel fundamental no avanço e transformação da empresa”.

Herbert Diess CEO Volkswagen
Herbert Diess foi o responsável máximo pela entrada da Volkswagen na Mobilidade Elétrica

“Tanto o grupo, como as suas marcas, são hoje em dia viáveis em termos de futuro; as suas capacidades de inovação e poder de conquista foram fortalecidos”, afirma, no mesmo comunicado, Pötsch, defendendo que, “o sr. Diess demonstrou, de forma impressionante, a rapidez e a consistência com que foi capaz de realizar todos os processos de transformação de longo alcance, conduzindo a empresa em águas extremamente turbulentas, ao mesmo tempo que implementava uma estratégia de base nova”.

Blume entusiasmado com o novo desafio

Quanto a Oliver Blume, que está no Grupo Volkswagen desde 1994, tendo desempenhado ao longo deste tempo várias funções em marcas como a Audi, a Seat, a Volkswagen e a Porsche, até que em 2015 passou a fazer parte do Conselho de Administração da Porsche, enquanto responsável pela Produção e Logística, manifestou-se já entusiasmado para este novo desafio, não deixando, no entanto, de salientar que, pretende continuar à frente dos destinos da Porsche “durante muito mais tempo”. Inclusive, mesmo depois da Oferta Pública de Acções, de que a marca de Züffenhausen deverá ser alvo.

Oliver Blume, CEO da Porsche
Oliver Blume, CEO da Porsche

Quanto ao mandato que se prepara para assumir à frente do maior grupo automóvel europeu, Blume garantiu que focar-se-á “nos clientes, marcas e produtos”, ao mesmo tempo que, na Porsche, espera poder fazer da mesma um líder na “mobilidade sustentável”.