Mobieco

Publicidade

Lembra-se? Icónico Moke dá a conhecer edição especial ’60 Years of Bond Moke’

Texto: Francisco Cruz
Data: 19 de Maio, 2022

Lembra-se do Mini Moke? Não, não desapareceu; pelo contrário, o pequeno descapotável acaba de dar a conhecer, naquela que é a sua versão americana, mais uma edição especial, ’60 Years of Bond Moke’, que como o próprio nome indica, celebra os 60 anos do mais famoso agente secreto de Sua Majestade, James Bond.

Parte da imensa frota já utilizada pelo agente secreto britânico, a maior parte fornecida pela bem mais estatutária Aston Martin, a verdade é que, especialmente o britânico Mini Moke, não é propriamente um estreante em filmes do franchise 007. Tendo já participado num total de quatro filmes – ‘You Only Live Twice’, ‘Live and Let Die’, ‘The Spy Who Loved Me’ e ‘Moonraker’.

Entretanto e numa altura em que o mais famoso agente secreto ao serviço de Sua Majestade, a Rainha de Inglaterra, comemora 60 anos sobre o lançamento do primeiro filme desta já longa saga, a Moke América dá a conhecer uma segunda edição especial do seu popular modelo, relacionada com a saga cinematográfica 007.

A nova edição especial do Moke EV dedicada ao mais famoso agente secreto do cinema
A nova edição especial do Moke EV dedicada ao mais famoso agente secreto do cinema

Intitulado ’60 Years of Bond Moke’, este novo modelo é o segundo produto concebido em parceria com a EON Produtions, a produtora que tem o exclusivo da saga James Bond. E que, por esse mesmo motivo, apresenta uma série de soluções e pormenores únicos.

LEIA TAMBÉM
Procura algo verdadeiramente invulgar? Três palavras: Mini-Moke-V8!

Depois do primeiro Moke de homenagem à saga que, apresentado em janeiro de 2021, ia buscar a inspiração ao filme ‘Live and Let Die’, a nova edição especial agora desvendada destaca-se, desde logo, por uma cor exterior específica, ‘Midnight Blue’, acrescida de logótipos vintage e emblema do 60.º aniversário de James Bond.

Já no habitáculo, um tablier em ‘Mango Tree’, volante e manete da caixa de velocidades em madeira, bancos e capota na cor creme, além de pneu sobressalente na traseira com tampa de desenho específico.

Além de outros atributos, o Moke '60 Years of Bond Moke' apresenta um interior marcado pela madeira
Além de outros atributos, o Moke ’60 Years of Bond Moke’ apresenta um interior marcado pela madeira

Passando ao equipamento, a presença de uma câmara traseIra, assim como de um sistema de som com emparelhamento Bluetooth.

Quanto ao sistema de propulsão, mantém-se o mesmo trem de força 100% elétrico estreado, em 2016, pela Moke America, e que, além de anunciar uma autonomia que não vai além dos 64 quilómetros, promete, igualmente, uma velocidade máxima que não ultrapassa os 40 km/h.

Pensado como militar, chegou a ser produzido em Portugal

Ainda sobre este icónico modelo, nascido em 1964, pela mão do ‘Pai’ do Mini, Sir Alec Issignonis, recordar que o Mini Moke foi originalmente criado com propósitos militares. Posicionamento que, no entanto, nunca vingou, em grande parte, devido à curta distância ao solo e às pequenas rodas.

Não faltam elementos a remeter para os filmes do 007, neste novo Moke
Não faltam elementos a remeter para os filmes do 007, neste novo Moke

A partir daí e especialmente durante as décadas de 60 e 70 do século passado, o Mini Moke acabou afirmando-se “à civil”, como veículo de recreio, acessível e de manutenção fácil.

De início produzido na fábrica Longbridge da BMC, em Birmingham, de onde saíram mais de 14 mil unidades entre 1964 e 1968, o Mini Moke foi igualmente fabricado na Austrália, entre 1966 e 1981, com a linha de produção a dar origem a um total de 26 mil carros. Já a partir de 1980 e até 1993, ano em que esta linha de montagem foi encerrada, o modelo foi produzido em Portugal, mais concretamente em Setúbal, dando origem a um total de mais 10 mil unidades.

Entretanto, em 2012, uma joint-venture de nome Moke International desenvolveu uma nova versão do Moke, posteriormente aproveitada pela empresa MOKE America, para dar a conhecer o primeiro Moke 100% elétrico. Do qual nasce agora a edição especial ’60 Years of Bond Moke’.