Mobieco

Model S e X ganham autonomia

Texto: Filipe Bragança
Data: 24 Abril, 2019

Maior velocidade de carregamento, chassis melhorado e sobretudo melhores autonomias, são as grandes novidades da Tesla para estes modelos.

É já a partir desta semana, que a comercialização das versões actualizadas do Model S e do Model X terá o seu inicio. A Tesla revelou que estes modelos receberam a motorização do Model 3. Para além desta modificação, o motor eléctrico terá ainda recebido otimizações ao nível da lubrificação e de refrigeração Estas alterações reflectem-se numa melhoria da eficiência do motor que, de acordo com as provas da Agência de Protecção Ambiental dos Estados-Unidos – EPA (Environment Protection Agency), se traduzem num aumento da autonomia em 10%.

 

Os valores apresentados pela EPA (para solo americano, inferiores aos habitualmente obtidos nos testes de homologação para a Europa), colocam a autonomia do Model S nos 595 km, enquanto os valores do Model X situam-se nos 523 km. De referir que, pela ausência de informações relativas a alterações, tudo aponta para que as melhorias tenham sido obtidas sem mexer no “pack” de baterias com 100 kWh, mas em áreas como a travagem regenerativa e o próprio motor.

A marca norte-americana afirmou ainda que melhorou o binário de forma ‘significativa’, mas sem que tenham avançado com números específicos, e que a suspensão pneumática passa a ser totalmente adaptativa, tirando também partido das suas atualizações remotas (over-the-air) para ir melhorando o comportamento deste componente nos próximos tempos.

 

Os tempos de carregamento também melhoraram para estes dois automóveis. Para tal foi aumentada a potência de carga, a atingir os 200 kW nos mais recentes super-carregadores V3, e 145 kW nos carregadores V2 que estão espalhados por todo o mundo.

 

Ver também:

Tesla terá táxis autónomos a circular em 2020 (com vídeo)
Tesla já evitou 4 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera
Tesla Model S entra em auto-combustão (com vídeo)
Fórmula E: Veja todos os vídeos da Porsche
Inaugurado o primeiro ponto de carga ultra-rápida da Península Ibérica

 

Fonte: Autocar

Partilhar