Mobieco

Publicidade

Mini Cooper SE recebe versão adaptada para condutores de mobilidade reduzida

Texto: Carlos Moura
Data: 22 de Julho, 2022

Para condutores de mobilidade reduzida, a Mini desenvolveu uma versão adaptada do Cooper SE, em que os pedais do acelerador e do travão foram substituídos por comandos específicos no volante ou junto a este último. 

A Mini passou a disponibilizar uma versão do seu primeiro veículo elétrico, Cooper SE, para condutores de mobilidade reduzida.

O veículo possui sistemas de assistência e de auxiliares de operação que permitem ser conduzido por aqueles que não podem usar os membros inferiores.

“Para mim, a diversidade significa que toda a gente pode partilhar a experiência de condução de um Mini, afirma Stefanie Wurst, responsável da Mini. “Isto aplica-se igualmente ao Mini eletrificado, claro. O nosso objetivo é dar acesso igual a toda a gente a inovações tão importantes”, acrescenta.

A instrutora Driving Experience, Tina Schmidt-Kiendl, também ela utilizadora de cadeira de rodas, contribuiu positivamente para a introdução de auxiliares de operação no Mini Cooper SE.

Assim, para o acelerador foi instalado no volante um sistema de anel sem fios que o condutor pode operar através da pressão da mão. O sistema possui uma configuração de redução da pressão do acelerador para possibilitar manobras como estacionamento ou o arranque em filas de trânsito. 

A travagem é comandada por uma alavanca situada na parte inferior do volante. Está facilmente acessível e opera o travão sem qualquer alavanca no painel de bordo.

Os pedais convencionais, por seu lado, foram tapados para não serem operados acidentalmente.

Carregar também pode ser problemático

No entanto existe um constrangimento. Tina Schmidt-Kiendl apercebeu-se que alguns pontos de carregamento em Munique (mas não só) não são particularmente amigáveis para os utilizadores de cadeiras de rodas. Geralmente, as tomadas de carregamento não estão acessíveis devido à altura dos lancis.

“Se queremos uma sociedade que seja verdadeiramente inclusiva, temos de ouvir todos. Temos de considerar as necessidades de todos, especialmente quando se trata de inovações técnicas”, afirma Stefanie Wurst.

LEIA TAMBÉM
Para toda a gama. Mini ganha novas edições especiais

Para assegurar que os proprietários do Cooper SE adaptado se habituem ao sistema de comandos manuais, a Mini oferece um curso especial de condução segura no centro BMW e Mini Driving Experience de Maisach, nos arredores de Munique.

A formação inclui manobras práticas de travagem e de manobras evasivas em vários tipos de pisos, assim como mudanças de faixa de rodagem, como e sem desaceleração. Além disso também compreende exercícios dinâmicos para uma condução desportiva.