Dez anos depois da última participação, a Mini anuncia o regresso às 24 Horas de Nürburgring, já em 2022. Um regresso que terá lugar através da equipa privada Bulldog Racing e na classe SP3T. Sendo que, o carro, acaba de ser oficialmente apresentado.
O anúncio do regresso da Mini àquela que é considerada uma das mais famosas corridas de resistência do mundo, também por ser realizada num dos mais icónicos circuitos automobilísticos do mundo, foi feito pela própria marca automóvel. A qual aproveitou para divulgar, igualmente, as primeiras imagens do carro com que regressará à grelha de partida da prova alemã.
O projecto, no entanto, começou a ser erigido ainda em setembro de 2021, na Bulldog Racing. Corrida realizada, mais concretamente, na região alemã de Eifel, ou seja, a apenas alguns metros do Nordschleife. Como também é conhecido o anel norte do não menos famoso circuito de Nürburgring.
Quanto ao carro, trata-se de um Mini John Cooper Works impulsionado pelo mesmo motor de quatro cilindros turbo de 306 cv e 450 Nm com que é comercializada a versão standard, embora com alguns melhoramentos de forma a suportar as agruras e intensidades de um desafio difícil, como é uma corrida de 24 horas.
LEIA TAMBÉM
Com 306 cv. Mini John Cooper Works GP já chegou…. e já esgotou
Ainda assim, acoplado ao bloco, uma caixa automática Steptronic de 8 velocidades também de série, e que surge acompanhada de um bloqueio mecânico do diferencial, com um efeito de bloqueio de até 70%. Isto como forma de garantir um desempenho sem perdas.
Já por imposição dos próprios regulamentos e, nomeadamente, da classe SP3T, a instalação de uma estrutura tubular de protecção do habitáculo, um tanque de combustível com capacidade aumentada para 100 litros, além de intervenções várias ao nível da aerodinâmica. Como é o caso da colocação de uma asa traseira ajustável e de um difusor traseiro, de um revestimento fechado na zona inferior da carroçaria e de um splitter dianteiro.
Igualmente revisto e reduzido, foi o peso do conjunto, através da substituição, nomeadamente, dos vidros de janela tradicionais, por uma solução Makrolon. Ao passo que, no sistema de escape, foi adaptado um catalisador de corrida e, na travagem, foram instalados componentes originais BMW M Performance.
Já no que diz respeito às ligações ao solo, a opção por uma suspensão de corrida específica, com recuperação ajustável e amortecimento da compressão. Ao mesmo tempo, todas as peças móveis, tanto da suspensão, como do chassis, foram substituídas por rolamentos Uniball reforçados.
Finalmente, foi instalada, ainda, uma unidade de elevação pneumática, para uma mais rápida e fácil intervenção no Mini.
Seguem-se os testes em pista
Entretanto e depois de terem passado apenas sete meses desde o arranque do projecto e a sua apresentação, neste dia 19 de abril de 2022, a equipa prepara-se agora para a realização de mais sessões de testes. Não apenas no circuito de Nürburgring, onde terá lugar a corrida, como também no centro de testes do BMW Group, em Miramas, no sul de França.