À boleia da renovação do GT R, a AMG aproveita para lançar uma versão especial de corrida GT R PRO, mais aperfeiçoada e com possibilidades de afinação verdadeiramente únicas

Texto: António Amorim
Data: 8 de Agosto, 2019

É a resposta da AMG ao novo Audi R8 e ao novo Porsche 911 que lhe mostramos nas primeiras páginas desta edição. Para além de algumas atualizações exteriores, a gama AMG GT R entra no ano novo com aperfeiçoamentos dinâmicos e tecnológicos que o tornam mais eficaz e fácil de afinar ao gosto de cada piloto.

 

O sistema integrado de controlo dinâmico AMG Dynamics torna agora mais ágeis tanto o coupé como o roadster, que recebem também o novo volante AMG Performance, a nova consola central com a configuração e comandos herdados do novo AMG GT de 4 portas e ainda a instrumentação totalmente digital, com o ecrã AMG Supersport. Mais importante ainda é o nascimento desta versão GT R PRO, que vai ainda mais fundo nos detalhes de aperfeiçoamento com vista à utilização em pista.

O novo topo da gama AMG GT R surge, assim, numa série especial que beneficia dos ensinamentos da AMG nas provas de competição GT3 e GT4, resultando em melhoramentos que a cada de Affalterbach “arruma” em quatro capítulos: suspensão, construção de baixo peso, aerodinâmica e aparência.

A renovada suspensão do AMG GT permite, no PRO, uma maior e mais fácil panóplia de afinações. A pré carga das molas pode agora ser afinada mecanicamente, assim como a compressão e o retorno dos amortecedores. Tudo é feito através de um sistema de clicks, fácil e a dispensar ferramentas.

A compressão pode até ser afinada, em separado, para movimentos em alta e baixa velocidade, o que deixa ao alcance do piloto uma enorme diversidade de afinações, permitindo uma melhor adaptação do carro a cada tipo de circuito. Estas afinações são em tudo idênticas às utilizadas na compatição e permitem controlar de forma muito mais selectiva o efeito de mergulho na travagem e o adornamento em curva, assim como as próprias capacidades de tração do carro.

 

Afinações perfeitas

No eixo dianteiro o PRO recebe ainda uma barra estabilizadora em fibra de carbono (mais uma resposta direta ao novo Audi R8), que tem a particularidade de, também ela, aceitar afinações. Já no eixo traseiro encontramos uma barra estabilizadora em aço, também ajustável e que não deixa de poupar peso, porque é oca. Há ainda alterações nos triângulos de suspensão traseiros: embora o AMG GT R traga de série rolamentos esféricos Uniball nas articulações do triângulos superiores deste eixo, a versão PRO recebe a mesma solução nos triângulos superiores.

 

O objetivo é, não só um aumento da durabilidade destes elementos, mas também e principalmente o anular dos movimentos laterais, garantindo que a geometria e os ângulos da suspensão se mantenham estáveis, mesmo quando esta é submetida a grandes cargas. Tudo isto significa rigidez e precisão, para que o condutor sinta as reacções do carro com mais detalhe. O painel em fibra de carbono que a AMG aplicou na zona inferior traseira do carro também tem este objetivo, ao rigidificar toda a estrutura.

 

Os pormenores de aperfeiçoamento do chassis não acabam aqui. Até os apoios do motor e da transmissão, do tipo dinâmico e controlados por via electrónica, receberam uma afinação específica para darem mais feedback e terem maior precisão.

O pacote de dotações a nível estrutural e de chassis fica completo com o conjunto de equipamentos de segurança composto pelos arcos de segurança (uma estrutura tubular aparafusada ao chassis e a incluir uma subestrutura em “X” na parte traseira), cinto de segurança de quatro pontos de fixação para ambos os ocupantes e um extintor de dois quilos.

 

Redução do peso

A potência é importante, mas a redução de peso é uma forma igualmente decisiva de melhorar a performance e comportamento dinâmico de um carro com estas aspirações. Neste capítulo, há imensos elementos de fibra de carbono que dão o seu contributo, mas a marca sublinha em especial os discos de travões em carbono-cerâmica de alta performance incluídos de série e mordidos por maxilas pintadas na habitual cor negra da AMG. Os bancos AMG do tipo bacquet também são feitos em fibra de carbono (de série para a Europa).

A aerodinâmica é uma terceira forma essencial de melhorar a performance de um carro de competição. É por isso que o GT R PRO recebe apêndices dianteiros em fibra de carbono, maiores e mais trabalhados. Aberturas nos guarda-lamas dianteiros deixam entrar ar para as cavas dianteiras, reduzindo a tendência para a frente levantar, missão para a qual também contribui o sofisticado difusor traseiro, cujos extremos laterais se prolongam em duas grandes lâminas que sobem quase até ao nível dos farolins.

 

Para lá das aparências

Todas estas aplicações aerodinâmicas têm aquela aparência e tratamento da fibra de carbono que dá ao GT R PRO o ar de um verdadeiro carro de competição. Há, no entanto, um outro elemento que se revela decisivo, não só para o aspeto como para a eficácia desportiva do carro, e que é o tejadilho em fibra de carbono, com o centro rebaixado.

 

Tudo isto dá frutos no terreno. Ainda antes de ter “subido” ao palco das estreias mundiais no salão automóvel de Los Angeles deste ano (novembro), o GT R PRO já tinha batido o melhor tempo até então conseguido pelo GT R normal na pista de Nurburgring. Com o piloto Maro Engel ao volante, o novo modelo conseguiu uma volta no “inferno verde” em 7.04.632 minutos.

 

 

Mercedes-AMG GT R PRO

Motor: V8 biturbo; 3982 cc; 585 cv/6250 rpm

Binário: 700 Nm/2100-5500 rpm

Desempenho: 3,6 s 0-100 km/h;

318 km/h vel. Máx.

Consumo combinado: 12,4 l/100 km

 

Artigo publicado na Revista Turbo 448, de janeiro de 2019. Descubra os nosso ensaios, todos os meses na banca e também na nossa edição online

Esta metodologia não se aplica a este teste da Revista Turbo. Todo o texto encontra-se no capítulo inicial

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