Publicidade

Graças à IA. Mercedes antevê novo MBUX que pretende ser nosso amigo

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Janeiro, 2024

A Mercedes-Benz acaba de dar a conhecer um novo sistema de informação e entretenimento MBUX, centrado na Inteligência Artificial. Tudo, para que possa interagir com o seu automóvel como se estivesse a falar com um amigo, defende o fabricante.

Apresentado, numa versão ainda não finalizada, no primeiro dia da edição deste ano da Consumer Electronics Show (CES), o próximo sistema de infoentretenimento da Mercedes, de nome MB.OS, será oficialmente apresentado numa versão já de produção do recente Mercedes-Benz CLA Concept. Sendo, a partir daí, implementado numa série de outros modelos que têm por base a arquitectura modular MMA.

Prometendo uma conversação e manifestação de emoções próximas de um humano, o futuro MBUX da Mercedes pretende interagir com os ocupantes como se fosse um amigo!
Prometendo uma conversação e manifestação de emoções próximas de um humano, o futuro MBUX da Mercedes pretende interagir com os ocupantes como se fosse um amigo!

Quanto ao sistema propriamente dito, apresenta como principal novidade um Assistente Virtual capaz de oferecer “sugestões úteis baseadas no comportamento apreendido e no contexto situacional”, como seja, reproduzir as últimas notícias da manhã ou iniciar o programa favorito de massagens do condutor, no regresso a casa, após o dia de trabalho.

LEIA TAMBÉM
Com 816 cv e 1420 Nm. Eis o Mercedes-AMG SL mais potente de sempre!

Apresentado como a solução do género com “a interface mais humana” alguma vez apresentada num Mercedes-Benz, tudo graças à utilização da inteligência artificial generativa e à inteligência proativa, este novo Assistente apresenta quatro “traços de personalidade”, que consistem em Natural, Preditivo, Pessoal e Empático. Todos eles com o objectivo último de permitir uma conversação e uma interacção, idêntica à de estarmos a falar com um amigo.

Assim, palavras-chave como o ‘Hey Mercedes’ deixam de ser necessárias para iniciar uma conversação, sendo que, a partir daí, o sistema não só responde às nossas perguntas, como consegue, ele próprio, fazer as suas “perguntas inteligentes”, afirma a marca da estrela.

O serviço de streaming RIDEVU da Sony é uma das novidades no novo MB.OS
O serviço de streaming RIDEVU da Sony é uma das novidades no novo MB.OS

Juntamente com a capacidade de diálogo, o sistema recorre, ainda, a um avatar, cuja exibição surge no ecrã central, e através do qual o sistema consegue expressar diferentes estados de espírito, desde uma serena tranquilidade, até uma maior agitação.

Navegação com exibição de todo o tipo de tráfego

 O novo MB.OS estreia, igualmente, um novo sistema MBUX Surround Navigation, o qual usa gráficos 3D avançados para fornecer aos ocupantes um mapa mundial detalhado, no qual consegue exibir vários tipos de tráfego, desde veículos ligeiros a camiões, de ciclistas a peões que circulem junto à via.

O MB.OS recorre a novo sistema MBUX Surround Navigation
O MB.OS recorre a novo sistema MBUX Surround Navigation

Ao mesmo tempo e com propósito de tornar ainda mais fácil a navegação, o sistema sobrepõe a orientação da rota no display.

Finalmente e entre os vários novos recursos deste novo MBUX, a presença de novos serviços de streaming de vídeo como é o caso do serviço RIDEVU da Sony Pictures Entertainment, além de uma série de videojogos  do tipo Arcade, resultantes de uma nova parceira com a empresa Antstream.