A Mercedes-Benz acaba de dar a conhecer o SL mais potente de sempre, de nome Mercedes-AMG SL 63 S E Performance. Um cabriolet desportivo com 812 cv de potência e 1420 Nm de binário, capaz de atingir os 100 km/h em apenas 2,9s, relativamente ao qual só fica por saber quando, e com que preço, chegará ao mercado.
Partindo do já bem conhecido V8 4.0 biturbo que há muito se destaca em várias propostas da divisão de performance da Mercedes-Benz, a AMG, o Mercedes-AMG SL 63 S E Performance acresce ao bloco de combustão, a atuar sobre o eixo dianteiro, a inovadora AMG Electric Drive Unit.
Atuando sobre o eixo traseiro, a componente elétrica do novo descapotável desportivo alemão vem adicionar 204 cv aos 612 cv propostos pelo bloco a gasolina, ajudando, assim, a garantir uma potência máxima combinada de 812 cv, a somar a um binário máximo fixado nos 1420 Nm e disponível praticamente desde o arranque.
LEIA TAMBÉM
Mercedes-AMG SL43 recebe motor de quatro cilindros com turbo elétrico
Apoiado igualmente numa caixa automática AMG Speedshift MCT 9G, além de um sistema de tracção integral AMG Performance 4MATIC+, suspensão AMG Active Ride Control com controlo semi-activo do rolamento da carroçaria e eixo traseiro direccional, o SL 63 S E Performance consegue, assim, não somente acelerar dos 0 aos 100 km/h em tão-só 2,9s, como também atingir uma velocidade máxima de 317 km/h. E, tudo isto, com a promessa de um consumo combinado de gasolina na ordem dos 7,7 l/100 km, emissões de 175 g/km, além de um consumo de energia fixado nos 11,5 kWh/100 km.
Aliás e ainda sobre as capacidades elétricas deste cabriolet, destaque para um sistema de 400V derivado do utilizado pelos carros da escuderia Mercedes no Mundial de F1 e que tem por base uma bateria de alta performance com 6,1 kWh de capacidade, a garantir uma autonomia elétrica que não vai além dos 13 quilómetros, ainda que prometendo energia em todas as situações.
Desta forma, garantia, da parte do sistema elétrico, de potência acrescida em qualquer um dos oito modos de condução (Electric, Battery Hold, Comfort, Smoothness, Sport, Sport+, RACE e o configurável Individual) disponibilizados com o AMG Dynamic Select e que fazem parte do equipamento de série deste SL 63 S E Performance.
Finalmente e embora permitindo o carregamento externo, graças à presença a bordo de um carregador de 3,7 kW, em postos públicos ou através de wallbox e até mesmo tomadas domésticas, o Mercedes-AMG SL 63 S E Performance dispõe, ainda, de um sistema de recuperação de energia, também ele importado da F1 e capaz de recuperar até 100 kW, cujo nível de intensidade pode ser regulado segundo um de quatro níveis. Sendo que, disponível, está também a função one-pedal.
Com a missão de imobilizar o SL, um sistema de travagem com discos em composto de cerâmica e pinças em bronze (seis pistões à frente, um pistão atrás), sendo que os discos são, inclusivamente, maiores que na versão exclusivamente a combustão, com 420 mm à frente e 380 mm atrás.
[ngg src="galleries" ids="7" display="basic_slideshow"]Aerodinâmica ativa e estética a condizer
A complementar todas estas mais-valias técnicas, uma série de soluções aerodinâmicas activas, das quais fazem parte o perfil dianteiro em carbono que reage aos programas de condução, crescendo automaticamente para baixo em cerca de 40 milímetros como forma de criar ao chamado efeito Venturi que empurra o carro para o alcatrão, além do spoiler traseiro extensível integrado na tampa do porta-malas e que muda de posição consoante as condições de condução - velocidade, aceleração longitudinal e lateral, e velocidade de mudança de direcção.
A contribuir, igualmente, para uma estética particularmente identificadora, não apenas os emblemas 'E Performance' nos pára-lamas dianteiros, mas também as jantes AMG específicas de 20" com pneus 265/40 à frente e 295/35 atrás, as quais podem ganhar a companhia de muitos pormenores tradicionalmente disponibilizados através do programa de personalização Manufaktur.
Já no habitáculo, a aposta num ambiente não apenas desportivo, mas também de elevado conforto, acrescido de um cockpit focado no condutor e um conceito interior 2+2 lugares que a Mercedes garante oferecer bastante espaço. Sendo tudo isto acompanhado de bancos desportivos AMG com ajuste elétrico e três programas de massagem, além de revestidos por couro Nappa monocromático ou bicolor, o qual também pode dar lugar à solução Manufaktur, no mesmo material, mas com pespontos tipo diamante.
Para quando? Há que esperar…
Apresentado o mais potente e inovador SL de todos os tempos, por conhecer fica, apenas, a data de lançamento deste Mercedes-AMG SL 63 S E Performance no mercado, assim como o preço de entrada com que será comercializado.