O mais barato dos elétricos da Mercedes-Benz passou a ser o monovolume compacto EQT que combina eficiência e modularidade, oferecendo um amplo espaço para as famílias e baixo consumo. A autonomia é que poderia ser maior.
O mais recente membro da família de veículos elétricos de passageiros da Mercedes-Benz é o EQT, que também passou a ser o mais acessível da marca alemã, custando menos 4200 euros na versão Standard do que o mais barato da gama EQA.
A grelha do radiador Black Panel, com estrela ao centro, e as alhetas do radiador dinamicamente redesenhadas são os principais elementos de design que este monovolume compacto partilha com a restante família elétrica da marca alemã.
Com comprimento exterior de 4,50 metros, largura de 1,86 metros e altura de 1,82 metros, o EQT combina dimensões compactas com um amplo espaço interior, dirigindo-se, à semelhança do Classe T de combustão, às famílias e aos entusiastas do lazer que necessitam de uma viatura polivalente e multiusos. Para atividades empresariais e profissionais, a marca alemã propõe antes o eCitan Tourer, cujo nível de sofisticação e requinte não é tão elevado.
Espaço multiusos
A ampla distância entre-eixos de 2,72 metros permitiu a criação de um amplo espaço no habitáculo, o qual permite acomodar confortavelmente cinco ocupantes, viajando os dos lugares traseiros numa posição ligeiramente mais elevada.
O acesso ao compartimento dos passageiros é assegurado, de série, por duas portas laterais deslizantes. Os bancos possuem revestimento em pele artificial Artico e tecido Dinamica, enquanto as costas dos assentos dianteiros contam com mesas rebatíveis, do tipo avião.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-interior_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-interior_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-interior_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-interior_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-interior_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-interior_006.jpg]Os bancos traseiros rebatem assimetricamente, permitindo aumentar o volume útil da bagageira de 551 litros até aos 1979 litros. O plano de carga situa-se apenas a 56,1 centímetros do solo, mas o portão basculante é pesado.
O habitáculo procura refletir um ambiente típico de um modelo da Mercedes-Benz, apesar da base do veículo resultar de uma parceria com a Renault. O nível de acabamento é mais requintado, designadamente ao níveis dos plásticos utilizados, mais suaves ao toque.
Sistema MBUX
A parte central do painel de bordo possui um ecrã tátil de sete polegadas, onde corre o conhecido sistema multimedia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), o qual oferece integração com sistema Apple CarPlay e Android Auto, sistema mãos-livres através de ligação Bluetooth e rádio.
O ecrã multimedia pode ser utilizado para exibir as imagens da câmara traseira, assim como para apresentar a autonomia atual ou as estações de carregamento públicas ou no destino, informação essa incluída no Pacote Navegação, que é de série.
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Além do ecrã tátil também é possível aceder ao sistema MBUX através dos botões Touch Control do volante multifunções. O painel de instrumentos digital, as saídas da ventilação em forma de turbina, os comandos das luzes e do sistema de pára-brisas ou a alavanca do seletor de condução são outros elementos específicos que sublinham a identidade própria do Mercedes-Benz EQT e a sua relação de familiaridade com a família de veículos elétricos da marca alemã.
Ao volante
Dinamicamente, o Mercedes-Benz EQT oferece uma condução agradável típica dos veículos elétricos, com arranques rápidos, graças aos 245 Nm de binário imediatamente disponíveis. Mas o peso elevado de 1942 kg e uma ampla superfície vidrada limitam as suas prestações, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h a ser cumprida em apenas 12,6 segundos.
A velocidade máxima, por sua vez, está limitada a 130 km/h em modo de condução Confort, baixando para 110 km/h no Eco.
O motor elétrico, que desenvolve 122 cv (90 cv) de potência, é alimentado por uma bateria com uma capacidade de 45 kWh, que tem uma autonomia anunciada de até 278 km, mas em condições reais dificilmente ultrapassa os 250 km.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-exterior_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-exterior_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-exterior_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-exterior_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-exterior_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/03/Mercedes-Benz-EQT-200-galeria-exterior_006.jpg]O EQT possui três níveis de intensidade da travagem regenerativa, - D+, D e D-, selecionáveis fazendo deslocar a alavanca para a direita, contribuindo decisivamente o baixo consumo de energia registado pelo computador de bordo durante o ensaio de 17 kWh/100 km.
De acordo com valores divulgados pela UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, isto traduz-se num custo de 6,46 euros por cada 100 quilómetros num carregamento em corrente alterna na rede pública (0,38 € por kWh) ou de 3,40 euros num doméstico (0,20 €), respetivamente.
A carga da bateria pode demorar 38 minutos dos 10% ao 80% num posto rápido de 80 kW ou 2h30 com carregador de bordo de 22 kW.
Elevado equipamento
No mercado nacional, o Mercedes-Benz EQT 200 Standard está disponível a partir de 49 968 euros e conta com um nível de equipamento relativamente completo, incluindo sistema MBUX com navegação, mas com opcionais o preço pode chegar aos 52 604 euros da unidade ensaiada.
A instalação da bateria na parte inferior do chassis assegura um baixo centro de gravidade e permite abordar as curvas com alguma confiança. A Mercedes-Benz também teve o cuidado com a afinação da suspensão, que apresenta uma maior dureza para proporcionar um comportamento dinâmico mais em linha com outros modelos da marca.
Além dos sistemas ABS e ESP legalmente exigidos, o Mercedes-Benz EQT conta, de série, com vários sistemas de apoio à condução, destacando-se o assistente de arranque em subida, assistente de vento lateral, Attention Assist, assistente ativo de travagem, assistente de ângulo morto, assistente de limite de velocidade e reconhecimento de sinais de trânsito, assistente ativo de faixa de rodagem.
Veredicto
Com o seu EQT, a Mercedes-Benz pretendeu responder às necessidades das famílias que procuram um veículo prático e com bastante espaço. Devemos reconhecer que o primeiro MPV elétrico da marca alemã responde perfeitamente a essas exigências.
Contudo, a autonomia ainda se revela limitada para responder às necessidades de evasão procuradas pelos proprietários deste tipo de viatura. O preço, por seu lado, constitui o reflexo do equipamento bastante completo presente no EQT.
Mercedes-Benz EQT 200 Standard
Preço 49 968€ (52 604€ versão ensaiada)
Motor Elétrico
Potência 122 cv (90 kW)
Binário 245 Nm
Transmissão Dian, Auto., 1 vel.
Peso 1942 kg
Comp./Larg./Alt. 4,50/1,86/1,82 m
Dist. entre eixos 2,72 m
Mala 551 – 1979 l
Desempenho 12,6 s 0-100 km/h; 130 km/h Vel. Máx.
Consumo 18,9 (17,0*) kWh/100 km
Bateria/Capacidade Iões de lítio 45 kWh
Autonomia Elétrica 282 (250*) km
Tempos de carga 38 minutos (10-80% 80 kW CC); 2h30 (0-100% 22 kW CA)
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
- Silêncio a bordo
- Consumo energia
- Espaço
NÃO GOSTÁMOS
- Portão basculante
- Ecrã tátil pequeno
- Autonomia