Cerca de um ano após o lançamento do Citan de combustão chega a versão elétrica que surpreende pela sua eficiência energética. Já conduzimos o Mercedes-Benz eCitan, em primeira mão, nos arredores de Estugarda.
A eficiência energética da versão elétrica do furgão compacto da Mercedes-Benz Vans foi colocada à prova durante os ensaios de imprensa organizados pela marca alemã para os membros do júri do International Van of The Year (IVOTY).
Num percurso efetuado nos arredores de Estugarda, com uma extensão de 50 quilómetros e troços em via rápida, em estradas nacionais com bastantes subidas e descidas pronunciadas a atravessamento de aglomerados urbanos com limitações de velocidade a 50 km/h e a 30 km/h, o sistema de regeneração de três níveis (D, D+ e D-) do Mercedes-Benz eCitan surpreendeu pela sua eficácia, o que se traduziu não só em ganhos visíveis de autonomia no painel de instrumentos como também num consumo médio de energia registado pelo computador de bordo de 14 kWh/100 km.
O Mercedes-Benz eCitan partilha a plataforma com as versões de combustão, a gasolina e diesel, assim como todas as principais caraterísticas técnicas, distinguindo-se apenas pelo tipo de motorização. Exteriormente não há qualquer diferença, com exceção dos emblemas eCitan na porta traseira e Electric nos guarda-lamas dianteiros.
Autonomia de 292 km no L1
À semelhança das versões de combustão, o eCitan é proposto em dois comprimentos de carroçaria, com 4,49 metros (L1) e 4,92 metros (L2), que disponibilizam um volume útil de carga de até 2,9 m3 e 3,62 m3, respetivamente. Quanto à capacidade de carga, esta varia entre 321 kg e 544 kg nos derivativos de chassis curto e entre 485 kg a 722 kg no longo.
A linha motriz é constituída por um motor elétrico que desenvolve uma potência máxima de 90 kW (122 cv) – de 51 kW (69 cv) em contínuo – alimentado por uma bateria de iões de lítio, que proporciona uma autonomia de até 292 km ou de até 285 km em ciclo WLTP, nas versões curta e longa, respetivamente.
Graças a um binário máximo de 245 Nm disponível no arranque, o eCitan é bastante rápido nos arranques e acelera vigorosamente até alcançar a velocidade máxima de 130 km/h, limitada eletronicamente. A instalação da bateria por baixo do compartimento de carga, entre os eixos, garante uma boa distribuição das massas e um baixo centro de gravidade, eliminando quase por completo a subviragem típica deste tipo de veículos.
A direção e a suspensão receberam afinações específicas por parte dos engenheiros da marca para proporcionar o comportamento dinâmico que os utilizadores esperam de um Mercedes-Benz.
Carga normal e rápida
Para a bateria recuperar a sua capacidade, o eCitan são propostas duas opções de carregador de bordo em corrente alterna - 11 kW (série) ou 22 kW - em que a carga total demora até 4h30m ou até 2h30m, respetivamente. Além disso também é possível recorrer a uma tomada doméstica de 220V (2,3 kW), mas para carregar por completo são necessárias até 22h00.
O eCitan também terá opção de carregamento em corrente contínua com potência até 80 kW, permitindo recuperar entre 10% a 80% do nível de carga em cerca de 38 minutos. Para otimizar o consumo de energia conta com sistema de pré-condicionamento, volante e pára-brisas aquecidos, bomba de calor.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Mercedes-Benz-eCitan-Estugarda_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Mercedes-Benz-eCitan-Estugarda_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Mercedes-Benz-eCitan-Estugarda_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Mercedes-Benz-eCitan-Estugarda_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Mercedes-Benz-eCitan-Estugarda_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Mercedes-Benz-eCitan-Estugarda_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Mercedes-Benz-eCitan-Estugarda_001.jpg]O habitáculo, por sua vez, é semelhante ao do Citan de combustão com caixa de velocidades automática. O painel de bordo possui saídas da ventilação com o design em turbina típico da marca alemã, enquanto o volante multifunções com botões sensíveis ao toque também é oriundo do universo de ligeiros de passageiros da Mercedes-Benz.
O botão de ignição integra a dotação de série, assim como o sistema MBUX com navegação integrada, que inclui um ecrã tátil de 7", o qual dispõe de funções específicas para veículos elétricos possui funções especificas como a programação do carregamento ou do pré-condicionamento, a localização dos pontos de carregamento ou a autonomia no mapa.
Preços já conhecidos
Para apoiar a condução, a Mercedes-Benz dotou o eCitan com vários sistemas de assistência, que estão disponíveis de série ou em opção, destacando-se o assistente de travagem de emergência, o assistente de ângulos mortos, o assistente de manutenção na faixa de rodagem (que se revelou demasiado intrusivo ao fazer deslocar o veículo para o centro da faixa), o assistente ativo de estacionamento, a câmara traseira e o Attention Assist, que alerta condutor caso entenda que este está distraído.
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O Mercedes-Benz eCitan já se encontra em comercialização no mercado nacional. As versões Standard (L1) com nível de equipamento Base e Pro estão disponíveis a partir de 43.096 euros e 44.341 euros, respetivamente, enquanto os derivativos longos (L2) são propostos a partir de 44.868 euros e 45.988 euros.