Mobieco

Publicidade

Mercedes-Benz Concept EQT. Novo MPV de sete lugares da família EQ chega em 2022

Texto: Carlos Moura
Data: 14 de Maio, 2021

A Mercedes-Benz vai lançar o novo Classe T no início de 2022. O Concept EQT antecipa a imagem da versão de produção do novo modelo, mas também da nova geração do comercial Citan. 

A Mercedes-Benz Vans revelou o Concept EQT, um protótipo que não só antecipa a imagem do modelo de produção do futuro Classe T de passageiros, mas também da nova geração do comercial Citan.

Apesar de partilhar a mesma plataforma e componentes mecânicos com a mais recente geração do Renault Kangoo, o departamento de design da Mercedes-Benz procurou fazer a maior diferenciação possível com o produto da sua marca, seguindo uma estratégia semelhante à adotada com sucesso para a pick-up Classe X, cuja base era a mesma do Nissan Navara.

Mercedes-EQ Concept EQT 2021

O Concept EQT possui um sistema de tração elétrico, embora a versão de produção do futuro Classe T também vá ser proposta com motores convencionais de combustão.

Segundo a marca alemã, o Concept EQT sublinha a combinação única de conforto premium e uma elevada funcionalidade com o prazer de condução elétrico, graças uma linha motriz perfeitamente integrada, que inclui uma bateria perfeitamente integrada na parte inferior do veículo.

O Concept EQT distingue-se pelo equilíbrio das proporções e um design sensual das superfícies. A parte dianteira recebe a grelha do radiador “Black Panel”, já conhecida da família de veículos elétricos EQ da marca alemã. Os grupos óticos em LED com efeito 3D sublinham o visual futurístico deste protótipo.

Com um comprimento de quase 4,95 metros, o Concept EQT assume-se como um irmão mais pequeno do Mercedes-Benz EQV, já em comercialização, e oferece uma lotação até sete lugares. O acesso dos passageiros é realizado através de duas portas laterais deslizantes, permitindo aos ocupantes da terceira fila chegarem aos seus lugares sem grandes constrangimentos.

Interior com sistema MBUX

O interior do Concept EQT é, segundo a marca alemã, um “testemunho tão emocional como visual” como o exterior, caraterizando-se por um constraste elegante entre preto e branco. Os bancos possuem revestimento em pele napa branca e possuem aplicações em pele reciclada no meio do assento. 

O painel de bordo possui um design bastante moderno e cativante. A parte superior possui uma forma a fazer lembrar o perfil de uma asa. Um prático compartimento de arrumação semi-fechado está localizado na parte superior do painel de bordo para facilitar o acesso a utensílios ou documentos.

O Concept EQT estreia, no segmento dos comerciais compactos, o sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que pode ser operado utilizando um ecrã tátil de elevada resolução, os botões táteis no volante multifunções e, opcionalmente, o assistente de voz “Hey Mercedes”.

O MBUX pode antecipar aquilo que o condutor pode pretender fazer de seguida, graças à inteligência artificial e ao auxílio de funções preditivas. Por exemplo, se alguém fizer uma chamada telefónica todas as sexta-feiras a caminho de casa, o sistema poderá sugerir esse número de telefone no ecrã nesse dia da semana. Outras funções do MBUX em associação com o Mercedes me Connect incluem a informação de trânsito de tempo real ou atualizações de software por via remota (over-the-air).

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz EQV. Monovolume elétrico premium já tem preços

O novo Mercedes-Benz Classe T vai ser lançado no mercado em 2022 e deverá incluir uma versão elétrica denominada EQT, destinando-se a complementar a oferta no segmentos dos comerciais compactos em conjunto com o furgão Citan, que será apresentado ainda este ano e que também terá, mais tarde, uma variante elétrica.