Publicidade

Mercedes-Benz Classe A e Classe B têm os dias contados

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Junho, 2022

Os modelos Classe A e Classe B da Mercedes-Benz têm os dias contados, já que não estão previstos sucessores para a atual geração a partir de 2025. 

De acordo com uma notícia avançada pelo jornal alemão Handelsblatt, a Mercedes-Benz irá deixar de produzir os modelos Classe A e Classe B quando terminar o ciclo de vida da atual geração em 2025.

A notícia surge semanas depois da Mercedes-Benz ter anunciado uma redução da sua gama de entrada de sete carroçarias para apenas quatro, naquela que é uma medida para subir na cadeia de valor.

Segundo o jornal alemão, os membros do conselho de administração da Mercedes-Benz já decidiram que não haverá sucessor para o Classe A nem para o menos popular monovolume compacto Classe B. Mesmo assim, a geração atual destes dois modelos receberá este ano a habitual atualização de meio de ciclo de vida, o que permitirá prolongar a sua oferta até 2025.

Mercedes-Benz Class A

Enquanto o Classe A e o Classe B serão descontinuados, os responsáveis da marca alemã já deram a sua autorização para o desenvolvimento de outros modelos compactos. Assim, está previsto o lançamento de novas gerações do esguio CLA, nas carroçarias coupé de quatro portas e Shooting Brake de cinco portas, assim como dos SUV GLA / EQA e GLB / EQB.

Nova plataforma MMA

A nova linha “Entry Luxury” será baseada na nova arquitetura MMA, que irá disponibilizar mais equipamento e tecnologia ao segmento compacto. A plataforma dá prioridade aos veículos elétricos, mas é compatível com linhas motrizes híbridas plug-in. 

Entre as novidades destaque para o sistema de infoentretenimento MB.OS que ser´s introduzido em 2024 juntamente com o primeiro modelo de produção baseado na arquitetura MMA.

LEIA TAMBÉM
Mercedes Classe A híbrido revelado

A atual quarta geração do Classe A foi lançada em 2018, sendo baseada na arquitetura MFA. Os seus principais concorrentes são o BMW Série 1 e o Audi A3 Sportback / Sedan. Este último que é o único com uma nova geração já confirmada, já que a BMW ainda não tomou qualquer decisão oficial relativamente ao futuro dos seus modelos compactos.

Mercedes-Benz B 200 AMG Line