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Mercedes Classe A híbrido revelado

Texto: Nuno Fatela
Data: 20 de Agosto, 2019

Além da apresentação do Mercedes Classe A híbrido, designado A250e e com 218cv, também foi revelado o Classe B que combina motores de combustão e elétrico. O próximo protagonista desta ofensiva será o GLE…

Com a obrigatoriedade de cumprir os limites de emissões europeus de 95 g/km de CO2 em setembro de 2020, espera-se que nos próximos tempos a “colheita” de novos híbridos e elétricos seja produtiva. Em, praticamente, todas as marcas. A Mercedes lança-se agora na expansão da gama EQ Power, apresentando as versões híbridas dos Classe A e Classe B. E promete forte aposta nesta área do mercado, anunciando que terá 20 propostas com estas características até 2020. O próximo protagonista foi já revelado. Será o SUV GLE.

Mercedes Classe A híbrido… e também o Classe B

O grande destaque dos dois novos EQ Power vai para a interessante motorização. Porque os novos A250e e B250e ficam praticamente no mesmo nível de potência do A250 a combustão (224cv). Ou seja, no topo da potência se excluirmos os entusiasmantes A35 e A45 abençoados com as letras mágicas AMG.

O Mercedes Classe A híbrido, disponível como hatchback e sedan, e o Classe B híbrido, combinam um bloco 1.3 de 160cv e um motor elétrico de 75kW e 300Nm. O resultado serão 218cv e 450Nm. Ou seja, um binário superior ao do A35 AMG

A estes agradáveis números juntam-se outros também muito bons. Como o dos consumos, a rondar 1,5 l/100km. Ou ainda o facto da bateria de 15,6 kWh permitir uma autonomia elétrica próxima dos 75km. Ao recorrer apenas ao motor elétrico a velocidade fica limitada aos 140km/h (para potenciar a autonomia), mas nos restantes momentos podem-se atingir os 235 km/h. Outro destaque vai para a capacidade, num carregador rápido, de passar a bateria de 10% para 80% em 25 minutos.

Não é apenas o motor…

Além de dotar o Mercedes Classe A híbrido de uma motorização bem interessante, a marca preparou outras surpresas. Como a introdução de um novo sistema de escape, aliado ao reposicionamento do depósito de combustível. Isso minimiza o impacto da introdução da bateria na capacidade da bagageira.

Além disso, existem ajudas eletrónicas para maximizar as capacidades híbridas. Onde se inclui, por exemplo, o programador das rotas para potenciar a condução em modo elétrico. Ou ainda o MBUX, que vem preparado para indicar as estações de carga nas redondezas.

Relativamente aos modos de condução, surgem os novos Electric e Battery Level. Que se juntam aos modos Comfort, Eco e Sport. Referência ainda para as patilhas no volante. Que, nestes dois modelos, servem para gerir a capacidade de regeneração das baterias.

Os novos Mercedes Classe A híbrido e Classe B híbrido foram já colocados à venda no mercado germânico. Até ao momento não foram reveladas as informações relativas ao mercado nacional.

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