Mercedes apresenta o primeiro ‘valet parking’ autónomo do mundo (vídeo)

Texto: Filipe Bragança
Data: 24 Julho, 2019

O Museu da Mercedes-Benz, em Estugarda, já tem uma garagem operada por Smartphone.

Sabe quando se tem de deslocar ao centro comercial e perde anos da sua vida há procura de um lugar vago? É verdade que já existem alguns sistemas que nos ajudam a encontrar um espaço vazio mais facilmente, mas até agora, o ‘andar às voltas’ foi sempre inevitável. Até agora…

A Daimler e a Bosh receberam autorização para implementar um sistema de ‘valet parking’ 100% autónomo, na garagem do museu da marca alemã. De acordo com os responsáveis do projecto, os passageiros dos Mercedes, que estejam equipados com nível de autonomia 4, podem ‘mandar’ ou ‘chamar’ o seu carro através do smartphone, sem que para isso tenham que se deslocar até à sua viatura. Esta tecnologia emparelha as câmaras dispostas pela garagem, aos automóveis e os smartphones, criado as condições necessárias para o sucesso desta operação. E como não poderia deixar de ser, o sistema toma controlo dos sensores dos carros, imobilizando-os automaticamente, caso encontrem um obstáculo no percurso.

Os responsáveis da Daimler sublinharam: “Com algum critério, este é um projecto que pode ir além desta fase piloto”.

Como na Alemanha ainda não existe legislação que incida sobre a utilização desta tecnologia, as autoridades administrativas da região de Estugarda têm acompanhado de perto as operações.

Veja também:

Volvo investe para melhorar resposta das autoridades em acidentes (c/vídeo)
A poluição dos carros elétricos vs. motores de combustão
Novo Mercedes-AMG CLA 45 SB: O quatro cilindros mais potente do mundo em versão carrinha
É assim que os carros autónomos ‘vêem’ a estrada (com vídeo)

Fonte: Autocar