Mobieco

Publicidade

Futuro rival do Porsche Taycan. Mercedes mostra o Vision AMG Concept

Texto: Francisco Cruz
Data: 23 de Maio, 2022

A Mercedes-Benz deu a conhecer a primeira imagem daquilo que poderá vir a ser o futuro dos modelos AMG, consumada num concept a que foi dado o nome de Mercedes-AMG Vision AMG. E que também poderá ser visto como o futuro rival do Porsche Taycan.

Apresentado como o concept que, de certa forma, anuncia as linhas com que o futuro dos modelos AMG será construído, é a própria Mercedes que precisa que, “com este estudo, estamos a mostrar o primeiro vislumbre da forma como estamos a transferir aquele que é o ADN da AMG, para um futuro totalmente elétrico, já a partir de 2025”, comentou o CEO da Mercedes-AMG GmbH, Philipp Schiemer.

Sobre o Mercedes-AMG Vision AMG Concept propriamente dito, o fabricante concretizou, ainda, que será baseado numa arquitectura dedicada, de nome AMG.EA.

Quanto ao trem de força, começou já a ser desenvolvido, do zero, com recurso à tecnologia de fluxo axial desenvolvida pela subsidiária da Mercedes, Yasa. Sendo que e embora, para já, não existam valores relativamente a potência ou binário, é o próprio fabricante que garante que este tipo de propulsores produzem “substancialmente mais energia que os motores elétricos convencionais”.

LEIA TAMBÉM
55 unidades. AMG assinala 55º aniversário com Mercedes-AMG GT Track Series

Mostrado apenas o exterior, o Vision AMG destaca-se por uma longa distância entre eixos, com as rodas bem próximo dos extremos da carroçaria, além de cobertas por pára-lamas pronunciados e com jantes aerodinâmicas cujo design vai buscar a inspiração à Fórmula 1.

Ainda no exterior, uma nova versão da grelha frontal Panamericana com ripas verticais, ainda que totalmente fechada, além de acompanhada de ópticas cujo desenho remete para a estrela de três pontas. Sendo que as do interior têm continuação num feixe de luz que atravessa a frente por cima da grelha.

Com uma estética fortemente aerodinâmica, o Vision AMG Concept apresenta pilares A acentuadamente inclinados, a dar início a um habitáculo em forma de lágrima, ao mesmo tempo que, nas laterais, os vidros surgem pintados na mesma cor Alubeam Silver da carroçaria. Já os retrovisores, são substituídos por aquilo que parecem ser pequenas hastes com câmaras integradas.

Finalmente e já na traseira, um spoiler activo, acompanhado de um filete de luz a toda a largura, assim como da designação ‘AMG’. Ao mesmo tempo que, mais abaixo, integradas num generoso difusor preto, surgem dois conjuntos de três farolins redondos, de design tridimensional, a evocar na aparência tubos de escape.

De referir, ainda, que este Mercedes-AMG Vision AMG Concept vai buscar vários elementos estilísticos ao monolugar de Fórmula 1 da Mercedes, como é o caso das aplicações verde-azuladas ao longo das soleiras laterais e difusor, ou ainda da estrela Mercedes a decorar a zona traseira.