Mercedes-AMG GT XX bate 25 recordes e redefine limites dos VE

O protótipo elétrico da Mercedes estabeleceu 25 recordes mundiais em oito dias de testes na pista de Nardò, em Itália, impulsionados por carregamentos a 850 kW.

O Mercedes-AMG GT XX Concept, a antevisão do futuro AMG GT elétrico, acaba de estabelecer um marco na história da mobilidade elétrica.

Durante uma campanha de testes de oito dias na pista de Nardò, em Itália, a elegante berlina de quatro portas bateu 25 recordes mundiais, incluindo o da maior distância percorrida em 24 horas: 5.479 quilómetros,

Em termos de comparação, são mais 1.518 km do que o recorde anterior do XPeng P7 (3960 km), superando igualmente os 3944 km registados pelo Xiaomi YU7 e os 3717 km do Mercedes-Benz CLA.

Recordes atrás de recordes

Contudo, o marco mais notável está nos 40 075 km percorridos em menos de oito dias. Contas feitas, é o equivalente a uma volta ao mundo em apenas 7 dias, 13 horas, 24 minutos e 7 segundos.

Todas as restantes 23 proezas foram alcançadas mantendo uma velocidade constante de 186 mph (cerca de 300 km/h) e efetuando paragens mínimas para recarregar a potências impressionantes de 850 kW.

Esta capacidade de carregamento ultrarrápido, suportada por uma bateria de células NCMA com densidade energética de 300 Wh/kg e tensão superior a 800 V, permitiu recuperar aproximadamente 400 km de autonomia em apenas cinco minutos.

A equipa que participou nos oito dias de testes foi por composta dois carros, 17 condutores - incluindo o piloto de Fórmula 1 George Russell - e ainda mais de cem operacionais. Todos os pilotos conduziram quase ininterruptamente durante oito dias, alternando em turnos de duas horas,.

Potência e desempenho acima da média

O AMG GT XX conta com três motores elétricos axiais da Yasa arrefecidos a óleo, debitando mais de 1.360 cv.

O modelo integra soluções aerodinâmicas ativas como asas controladas por Bluetooth, e ainda um sistema de arrefecimento inovador que regula individualmente a temperatura de cada célula da bateria.

Embora ainda seja um protótipo, este desempenho antecipa o potencial do futuro AMG GT elétrico e sinaliza um avanço tecnológico que poderá estar a caminho dos futuros modelos elétricos da Mercedes-Benz.

  • Conheça o motor elétrico de 737 cv e com apenas 13 kg da YASA

    ID: 205160 | 1612181662