Conheça o motor elétrico de 737 cv e com apenas 13 kg da YASA

A YASA, uma empresa detida pela Mercedes-Benz, desenvolveu um motor elétrico com uma densidade de potência recorde que pode revolucionar a mobilidade elétrica.

A YASA Motors, uma empresa detida pela Mercedes-Benz que desenvolve sistemas de propulsão elétrica, revelou o protótipo de um motor elétrico que poderá redefinir os limites da mobilidade elétrica desportiva.

A marca afirma ter desenvolvido um motor com 737 cavalos de potência (o equivalente a 550 kW) e que pesa apenas 13,1 kg. Trata-se de uma densidade de potência de 42 kW/kg (57 cv por cada quilo) e que supera o recorde anterior de 23 kW/kg (aproximadamente 31 cv por quilo), pertencente à também britânica Helix.

Tim Woolmer, diretor técnico da YASA, partilhou a novidade através do LinkedIn, referindo que esta conquista não foi intencional, mas sim o resultado do desenvolvimento natural da tecnologia da empresa.

Motor de fluxo axial

A chave deste feito está na arquitetura de fluxo axial do motor. Ao contrário dos motores de fluxo radial utilizados na maioria dos veículos elétricos atuais, os de fluxo axial permitem uma maior densidade energética num formato mais compacto e eficiente.

Segundo Woolmer, o sistema também oferece um desempenho de arrefecimento "fora do comum", mantendo a potência “perto” do pico usando fluidos de arrefecimento convencionais e sendo capaz de o sustentar durante cinco segundos.

Para efeitos de comparação, este novo motor elétrico supera a potência da unidade de tração traseira da Tesla, encontrada nos Model 3 e Model Y, que debita até 320 cv (239 kW) e pesando cerca de 80 kg.

Ou seja, pesa seis vezes mais e produz menos de metade da potência do motor da YASA.

“Ainda há mais por vir”

Woolmer adiantou na mesma publicação que “ainda há mais por vir”, referindo que os resultados foram obtidos a partir de um motor que foi construído sem recurso a materiais exóticos e que a produção em massa a um “custo viável” é possível com uma produção anual de 10 mil a 50 mil unidades.

O potencial de um motor assim para veículos de produção é enorme, especialmente para desportivos. Até agora, os motores de fluxo axial da YASA têm sido utilizados em supercarros híbridos como os Lamborghini Revuelto e Temerario e os Ferrari SF90 Stradale e 296 GTB.

No entanto, estas novas unidades motrizes compactas e leves serão aplicadas brevemente num supercarro elétrico, o Mercedes-AMG GT XX Concept.

Depois de ter sido adquirida pela Mercedes-Benz em 2021, três destes motores de fluxo axial da YASA serão estreados na versão de produção do supercarro elétrico que debita 1360 cv de potência.

  • Concept AMG GT XX antecipa futuro elétrico da Mercedes-AMG

    ID: 205056 | 7087004502