Concept AMG GT XX antecipa futuro elétrico da Mercedes-AMG

Com três motores elétricos de fluxo axial e 1360 cv, o novo protótipo da Mercedes-AMG promete desempenho sem precedentes, e antecipa o futuro dos elétricos desportivos.

O Concept AMG GT XX foi apresentado como o protótipo que marca o próximo capítulo da história da Mercedes-Benz.

Este protótipo antecipa o primeiro modelo de produção assente na plataforma AMG.EA, e foi concebido para mostrar o futuro elétrico da marca alemã, estabelecendo as bases para um elétrico de produção de alto rendimento.

Isto porque estreia uma cadeia cinemática inovadora, com três motores de fluxo axial (um à frente e dois atrás) e uma bateria refrigerada a óleo, capaz de apresentar prestações que o põem lado-a-lado com o hipercarro AMG One.

Vamos aos números

O primeiro grande destaque deste protótipo está no débito de potência: impulsionado por três motores de fluxo axial, o GT XX debita 1360 cv de potência e anuncia uma velocidade máxima superior 360 km/h.

Contudo, a novidade não está na potência. Estes novos motores de fluxo axial são mais compactos e mais leves do que os convencionais, e são fruto de uma parceria com uma empresa britânica subsidiária da Mercedes-Benz, a YASA.

Para efeito de comparação, os novos motores são três vezes mais potentes, dois terços mais leves e ocupam um terço do espaço (os dois motores na traseira têm apenas oito centímetros de largura).

Bateria da Fórmula 1

O segundo grande destaque está na bateria. A alimentar toda a potência está uma bateria inovadora com células cilíndricas refrigeradas por óleo. Em termos simples, com esta solução, é possível manter uma temperatura mais estável durante longos períodos de condução intensiva.

Esta solução inovadora é algo que, até agora, só era encontrada em ambientes como o da Fórmula 1, mas que poderá estar “de caminho feito” para os futuros elétricos de produção da Mercedes-Benz.

De acordo com a marca, a bateria é baseada em níquel, cobalto, manganês e alumínio (NCMA) e aceita potências de carregamento de até 850 kW, o que permite repor 400 km de autonomia em apenas cinco minutos.

Design a condizer

O terceiro e último destaque está no design do Concept AMG GT XX. À primeira impressão, salta à vista a silhueta baixa e musculada, sem esquecer o para-brisas bastante inclinado e o capô com duas saídas de ar bipartidas.

Na dianteira, destaca-se a grelha especifica da AMG, com as aletas verticais e a estrela da Mercedes no centro. Nas extremidades, estão os faróis auxiliares horizontais, enquanto, acima, os faróis principais apresentam um desenho novo e inovador.

Na traseira, é impossível não reparar no difusor em carbono exposto, inspirado no AMG One, assim como o spoiler traseiro ativo e as seis luzes circulares.

Interior minimalista

No habitáculo, predomina um ambiente monocromático com detalhes em laranja. O destaque aqui estão nos tubos laranja iluminados, que percorrem a consola central e os painéis das portas.

De resto, o interior reforça a estética visual de tecnologia e velocidade introduzida no exterior. Toda a ergonomia está orientada para o condutor, que tem à sua disposição dois ecrãs, de 10,25” e 14”, de instrumentação e de multimédia, respetivamente.

Os quatro bancos, individuais, são feitos em fibra de carbono e são moldados à medida de cada utilizador.