Há um novo Mazda 2 Hybrid nos concessionários do construtor japonês. Mantém a mecânica e a imagem exterior do Toyota Yaris, que refresca com uma frente nova. Já está disponível em Portugal e, ao contrário habitual, chega mais barato que o modelo vem substituir.
Dois anos depois da estreia oficial, o Mazda 2 Hybrid renova-se assumindo traços originais para a secção dianteira e retocando a traseira. Para a nova cara do utilitário japonês contribuem os desenhos específicos do para-choques e grelha.
O Estúdio Europeu de Design da Mazda, responsável pelo restyling, trabalhou também a secção traseira. Aqui, as alterações são subtis, resumindo-se à guarnição do portão na cor da carroçaria. Nas palavras do construtor, esta configuração “cria uma imagem mais desportiva, enquanto confere ao veículo uma superfície mais suave”.
Motor 1.5 híbrido com 116 cv
Sem alterações mecânicas, o Mazda 2 Hybrid mantém o bloco 1.5 a gasolina, com 92 cv, associado a um motor elétrico de 81 cv. Juntos desenvolvem 116 cv de potência combinada e aceleram até aos 100 km/h em 9,7 segundos.
Apesar de realizar a prova de sprint em menos de dez segundos, o ponto forte do Mazda 2 Hybrid são os consumos. A ritmos tranquilos, como os que nos levaram pelos arredores de Barcelona, é possível conseguir médias de 4,1 l/100 km. Perfeitamente dentro dos valores oficiais, a variar entre os 3,8 e os 4,3 l/100 km.
Em contraciclo com a generalidade das novas gerações de automóveis, o Mazda 2 Hybrid de 2024 chega, em média, 500 euros mais barato. Há cinco níveis de equipamento (Prime, Centre, Exclusive, Homura e Homura Plus), com preços compreendidos entre os 26 127 € e os 33 827 €.
Concorrência apertada
Naturalmente, o maior inimigo do Mazda 2 Hybrid é o modelo que lhe está na origem… O Toyota Yaris também tem cinco níveis de equipamento, igualmente bem recheados, mas tem preços mais acessíveis. A gama varia entre os 23 330 € e os 29 890 €.
Como compensação do acréscimo de preço, a Mazda oferece seis anos ou 150 000 km de garantia. A garantia da Toyota não vai além dos três anos ou 100 000 km, extensíveis a cinco anos no caso dos sistemas híbridos.