Publicidade

Maserati confirma 13 novos modelos para relançar a marca

Texto: Carlos Moura
Data: 11 de Setembro, 2020

A Maserati vai introduzir 13 novos modelos até 2024 para relançar a marca e todos terão versões elétricas. A ofensiva arranca com o supercarro MC20 e inclui um pequeno SUV, Grecale, baseado no Alfa Romeo Stelvio.

A Maserati delineou um ousado plano de relançamento como marca de carros desportivos de luxos que prevê a introdução de 13 novos modelos e todos eles com versões elétricas.

O plano de relançamento começou com a estreia mundial do supercarro MC20, que servirá de modelo referência para o futuro a longo prazo da marca do tridente.

A própria imagem da marca desportiva italiana também recebeu uma atualização, estreada igualmente no supercarro MC20.

Nova imagem da Maserati surge pela primeira vez no MC20
Nova imagem da Maserati surge pela primeira vez no MC20

Lançado com motor V6 biturbo de de 621 cv, o novo superdesportivo também terá uma versão elétrica e todos os novos modelos da Maserati lançados a partir de agora contarão com uma versão eletrificada.

Os modelos elétricos da Maserati vão começar a chegar em 2022 e todos receberão a designação Folgore, que significa relâmpago em italiano.

LEIA TAMBÉM
Maserati reforça coleção Trofeo com Ghibli e Quattroporte

Todos os veículos elétricos terão uma configuração de três motores elétricos: um deles estará localizado no eixo dianteiro e os restantes dois no traseiro. Isso permitirá a tracção integral e a vectorização de binário, podendo a potência ser ajustada em cada eixo, dependendo da tração.

O sistema elétrico utilizará tecnologia de 800V para permitir potências de carga até 300 kW, com inversores de carboneto de silício. Utilizada nas linhas motrizes do monologares de Fórmula 1 e Fórmula E, esta solução – segundo a Maserati – oferece uma maior eficiência e uma maior autonomia.

Ofensiva de produto

A ofensiva de produto da Maserati arranca no próximo ano com o novo MC20, seguindo-se o novo pequeno SUV Grecale, baseado no Alfa Romeo Stelvio, sendo também produzido na mesma linha de montagem.

Os novos GranTurismo e GranCabrio também serão revelados em 2021, estando previstas as versões elétricas de ambos para 2022.

Maserati Ghibli Hybrid

Os veículos serão desenvolvidos em Modena e produzidos na fábrica de Turim. As versões elétricas do MC20 e do Grecale SUV também deverão surgir nesse ano.

Até 2023 chegará o novo Quattroporte com variantes de combustão e elétricas. Seguir-se-á a nova geração do SUV Levante, que também estará disponível com motorizações de combustão e elétricas.