Publicidade

Com mais céu e edição limitada PrimaSerie. Maserati desvenda o MC20 Cielo

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Maio, 2022

Depois dos teasers, a Maserati acaba de apresentar a variante descapotável do seu mais recente superdesportivo, denominada MC20 Cielo. E que, recorrendo à mesma base do coupé, inclusivamente, no motor Nettuno, exibe a sedução extra dos cabelos ao vento. Assim como de uma edição especial e limitada de lançamento, denominada PrimaSerie.

Cerca de dois anos após a apresentação do modelo inaugural, o coupé MC20, eis que a Maserati reforça a aposta no seu mais recente superdesportivo, desta feita, com o lançamento de uma variante descapotável. E que, assegura a marca, não será a única, já que a caminho está igualmente um MC20 elétrico!

No entanto e falando especificamente deste MC20 Cielo, ‘Céu’ em italiano, uma imagem exterior não muito diferente da desvendada pelo coupé, com a maior diferença, em termos visuais, a surgir logo a seguir habitáculo, onde as estilizadas aberturas Trident acabaram substituídas por um revestimento em titânio mate. Local onde acaba acomodado o tejadilho retráctil, quando não em uso.

Face ao coupé, as maiores alterações estilísticas trazidas pelo MC20 Cielo estão na cobertura por detrás do habitáculo
Face ao coupé, as maiores alterações estilísticas trazidas pelo MC20 Cielo estão na cobertura por detrás do habitáculo

De resto e também fruto desta necessidade, o reposicionamento das entradas de ar do motor, embora com a Maserati a conseguir manter o sistema de portas tipo asa de borboleta já conhecidas do coupé.

LEIA TAMBÉM
Maserati GranTurismo Folgore estreia-se em estrada com Carlos Tavares ao volante

Novas são, igualmente, as jantes, redesenhadas, sendo que a marca do tridente disponibiliza ainda aros em fibra de carbono, os quais permitem reduzir em 30 kg o peso total deste descapotável. Que, acrescente-se, pesa apenas mais 65 kg que o coupé.

Interior atualizado e tecto com tecnologia PDLC

No habitáculo, o MC20 Cielo apresenta as mesmas novidades já introduzidas com a apresentação do MY2023 do coupé, nomeadamente, novas patilhas atrás do volante, um novo botão para acender as luzes, além de novas tecnologias de segurança activa. Como é o caso da travagem autónoma de emergência, da informação de sinais de trânsito e de uma nova câmara de 360°.

O MC20 Cielo adopta as mais recentes atualizações desvendadas com o MC20 MY2023
O MC20 Cielo adopta as mais recentes atualizações desvendadas com o MC20 MY2023

Já no domínio dos opcionais, um sistema de som High Premium Sonus faber, otimizado para se ajustar às necessidades acústicas de um habitáculo com 12 altifalantes.

De resto e a procurar contribuir, quer para a insonorização do habitáculo, quer até mesmo para a rigidez da estrutura, surge o tejadilho retráctil, que, além de poder ser aberto ou fechado em apenas 12 segundos, apresenta um vidro electrocromático de última geração, que, mediante o simples toque num botão no ecrã central, pode passar, quase instantaneamente, de transparente, a opaco. Neste caso, graças à utilização da tecnologia PDLC (Polymer-Dispersed Liquid Crystal – Cristais Líquidos Dispersos em Matriz Polimérica).

Nettuno sem alterações

Passando à base técnica, uma configuração sem quaisquer alterações face ao coupé, incluindo, na escolha do motor, que se mantém o V6 Nettuno de 3,0 litros e a debitar os mesmos 630 cv de potência e 730 Nm de binário.

Tal como ou coupé, a variante descapotável do MC20 mantém o V6 Nettuno como motor
Tal como ou coupé, a variante descapotável do MC20 mantém o V6 Nettuno como motor

A acompanhar este V6, a mesma  caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades, capaz, por exemplo, de ajudar a atingir uma velocidade máxima anunciada de 320 km/h. E, quiçá, até mesmo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h a rondar os 3 segundos!

Sem preço… mas com edição especial e limitada PrimaSerie

Para já ainda sem preço conhecido, o Maserati MC20 Cielo promete, no entanto e desde já, apresentar-se ao mercado com uma edição especial de lançamento, de produção limitada a apenas 60 unidades, de nome PrimaSerie.

Além de alguns detalhes exclusivos, aplicados sobre uma também exclusiva cor exterior Acquamarina, com três camadas e parte do programa de personalização Maserati Fuoriserie, esta versão de lançamento recebe ainda um interior revestido a Alcantara e couro, na cor gelo, com costuras constrastantes na tonalidade água-marinha, aplicadas sobre o tablier.

Para já sem preço conhecido, o MC20 chegará ao mercado com uma edição especial e limitada de nome 'PrimaSerie'
Para já sem preço conhecido, o Maserati MC20 Cielo chegará ao mercado com uma edição especial e limitada de nome PrimaSerie

De resto, a mesma cor é utilizada na palavra ‘PrimaSerie’ aplicada nos encostos de cabeça e que também surge nas jantes de 20 polegadas, em preto mate.

Finalmente, esta edição especial de lançamento conta, ainda, com emblemas tratados com um acabamento específico.