Manifesto para o futuro: Citroën 19_19 Concept

Texto: Nuno Fatela
Data: 13 Maio, 2019

Depois do Ami One, o centenário do Double Chévron continua a ser marcado por modelos bastante peculiares. Agora é a vez de apresentar o futuro do conforto automóvel, tema tão importante para a marca francesa, com o Citroën 19_19 Concept

Advanced Confort. Esta é uma das principais apostas da Citroën na atualidade, que tem vindo a introduzir diversas tecnologias para ajudar a tornar mais agradável a vida a bordo das suas viaturas. Agora, que celebra o seu centenário, a marca apresenta o Citroën 19_19 Concept, que visa demonstrar como será a evolução das soluções. A demonstrar isso mesmo, o mote para este modelo é “a viagem em modo de conforto elétrico”.

Seja pelos airbumps ou por outros traços estéticos, os modelos da Citroen tem vindo a pautar-se por um visual bastante diferente da generalidade dos adversários. O 19_19 transporta essa filosofia para o futuro, com o destaque a ser o teto em forma de canópia, imitando os aviões a jato. O objetivo passa por otimizar ao máximo a aerodinâmica, de forma a retirar todo o potencial da motorização elétrica.

Neste protótipo são 800km percorridos entre paragens, graças a uma bateria de 100 kWh. Mas, se tiver mais pressa, os 800Nm e 340kW (455 cv) dos dois motores elétricos garantem um sprint até aos 100 km/h em menos de cinco segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.

 

O futuro do conforto

O elemento mais interessante do Citroën 19_19 Concept é a evolução da tecnologia dos batentes hidráulicos progressivos. Solução transversal à gama da marca, ela surge aqui para deixar a carroçaria “suspensa”, reduzindo o impacto das irregularidades da estrada.

Isso poderá ficar ainda mais patente quando o 19_19 segue em modo autónomo. Nesses momentos os sistemas do carro serão seguramente menos propensos a distrações que impliquem passagem por buracos e outros obstáculos do que quando os humanos tomarem o volante. Além disso, o sistema de condução autónoma está também pensado para se tornar num verdadeiro assistente pessoal dos passageiros, reconhecendo e antecipando as necessidades individuais de cada pessoa a bordo.

Outros dos destaques do Citroën 19_19 Concept:

Ecrãs nas portas com mensagem de boas vindas;

Jantes de 30”, a envolver pneus desenvolvidos especificamente pela Goodyear

Assinatura visual a englobar o símbolo do Double Chévron

Interior desenvolvido como sala de estar, com sofá e chaise-longue, e que pode ser personalizado para cada ocupante

Vidro dianteiro transformado num enorme head-up display, inspirado nos aviões de combate

Volante retrátil com estilo inspirado nos modelos clássicos da Citroën

Elementos no habitáculo produzidos com uma resina a imitar mármore

“O mais rápido” sistema de comandos vocais do mundo, o ‘deep meaning understanding’, que reconhece 40 línguas

 

Veja também:

Descubra os segredos da nova suspensão desenvolvida pela Citroën..
Novo concept da Citröen pode ser conduzido sem carta
100 anos da Citröen resumidos em vídeo genial
Seetroën, os óculos que eliminam o enjoo em viagens