Numa altura em que realiza as primeiras entregas do Air standard na Europa, a norte-americana Lucid Motors decidiu mostrar um pouco das potencialidades daquela que é a versão mais desportiva da berlina elétrica de luxo, Air Sapphire. E que, confirma-o o vídeo que regista o momento, deixa muitos superdesportivos de cara no chão!
O tira-teimas teve lugar nos EUA, mais concretamente, na californiana Sonoma Raceway, onde a condução pertenceu ao piloto que se tornou conhecido através da série de televisão britânica ‘Top Gear’ – ‘The Stig’. Cujo verdadeiro nome é Ben Collins e a quem coube demostrar o muito que esta berlina elétrica é capaz!
Tendo à sua frente uma pista completamente limpa, Collins foi desafiado a experimentar a capacidade de aceleração a fundo do mais desportivos dos Lucid, nomeadamente, levando-o a cumprir o quarto de milha, ou seja, 402 metros. Sendo que, como melhor tempo, o britânico fez, nada mais, nada menos, que 8,989 segundos!
Aos menos familiarizados com este tipo de marcas, vale a pena recordar que, até há bem pouco tempo, cumprir os pouco mais de 400 metros em menos de 10 segundos, era algo só ao alcance de hiperdesportivos concebidos e construídos para esse fim.
Hoje em dia, no entanto e segundo refere a Wikipédia, já existem 12 carros de produção capazes de fazer o quarto de milha em menos de 10 segundos, ainda que, um quarto deles, sejam variantes de um mesmo modelo: o Bugatti Chiron.
LEIA TAMBÉM
No quarto de milha. Lucid Air Sapphire desafia Model S Plaid e Chiron Pur Sport
No entanto, abaixo dos 9s, como fez o Air Sapphire, só existe um modelo, o também elétrico Rimac Nevera, embora, também aqui, a balança penda para o lado do modelo norte-americano – é que, enquanto o Nevera é um verdadeiro hiperdesportivo, com apenas dois lugares, o Air Sapphire não deixa de ser uma verdadeira berlina familiar de cinco portas e cinco lugares… ainda que com um “poder de fogo” verdadeiramente impressionante!
Como trem de força composto por três motores elétricos, o Air anuncia uma potência total e combinada de 1.251 cv, capaz de assegurar uma aceleração dos 0 aos 96 km/h em não mais que 1,98 segundos. Sendo que, a partir daí, o ponteiro da velocidade só deixará de continuar a evoluir ao tocar os 330 km/h.
Somando a estes atributos uma autonomia anunciada de 687 km, é o próprio Collins que garante que o Air Sapphire é “um verdadeiro monstro!”.
Dúvida? Basta ver o vídeo!…