Mobieco

Publicidade

LG Energy Solution procura locais para fábrica de baterias na Europa

Texto: Carlos Moura
Data: 27 de Julho, 2022

A LG Energy Solution anda à procura de locais para a construção de uma fábrica de baterias para veículos elétricos na Europa. Estará Portugal no horizonte do fabricante sul-coreano que fornece baterias cilíndricas para a Tesla?

A LG Energy Solution está à procura de locais na Europa para a instalação de uma nova fábrica de baterias e também quer aumentar a produção na Ásia fora da China, onde os confinamentos devido à COVID-19 e o aumento de custos estão a impactos nos lucros.

O fabricante sul-coreano, que fornece baterias para veículos elétricos a construtores como a General Motors, a Ford e o Volkswagen Group, refere que se está registar a um aumento da procura na Europa para baterias cilíndricas, utilizadas pela Lucid Motors e pela Tesla.

A empresa não adiantou pormenores relativamente ao investimento na nova fábrica europeia ou no calendário para a sua construção. 


As baterias da LG Energy Solution estão presentes no Volkswagen ID.4 GTX que bateu o recorde mundial do Guiness para a altitude mais elevada alcançada por um veículo elétrico. O alemão Rainer Zietlow conseguiu subir aos 5816 metros do vulcão Uturuncu, na Bolívia

A LG Energy Solution refere que irá utilizar os locais de produção fora da Coreia do Sul e da China, como a joint-venture com a Hyundai na Indonésia, para responder à crescente procura.

“Com o aliviar da crise dos semicondutores e os planos dos fabricantes de automóveis para lançarem novos modelos assim como a sólida procura por parte dos clientes, esperamos um forte aumento da procura de baterias cilíndricas para veículos elétricos no segundo semestre deste ano,” afirmou o administrador financeiro Lee Chang Sil durante uma conferência de apresentação de resultados.

Procura em alta

Alguns analistas, no entanto, questionam as perspetivas de crescimento da procura de veículos elétricos a curto prazo devido ao aumento da inflação e das taxas de juro, enquanto os constrangimentos na cadeia de abastecimento e as medidas de confinamento da China por causa do COVID-19 continuam a perturbar a produção.

Outros analistas consideram que ainda vai demorar mais um ano até as vendas de veículos elétricos premium começar a diminuir e a ter impacto nas vendas de baterias porque a procura foi muito elevada.

LEIA TAMBÉM
Carros Elétricos. Tudo o que precisa de saber sobre baterias

A LG Energy Solution refere que pretende aumentar o número de joint-ventures para o fornecimento de baterias a clientes estratégicos e a startups de veículos elétricos na América do Norte.

A empresa sul-coreana diz que quer começar a vender baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP) produzidas na fábrica da China em 2023 e acrescentar uma nova linha de montagem para este tipo de baterias na sua unidade do Michigan em 2024, permitindo-lhe responder ao aumento da procura na América do Norte.