Resultado de uma joint-venture entre o grupo automóvel Stellantis e a start-up chinesa Leapmotor, o fabricante automóvel Leapmotor International estreia-se, agora, também em Portugal, com o apoio e os meios do grupo euro-americano. O qual, accionista maior (51%) na nova companhia, não deixará de desempenhar papel fundamental nas ambições da Leapmotor de vir a disputar um dos três primeiros lugares de um campeonato (100% elétrico) que tem os fabricantes chineses como principais protagonistas.
Anunciando entre os seus objectivos chegar ao final de 2025 com mais de meio milhão de veículos entregues (em 2024, conseguiu duplicar o resultado do ano anterior, ao entregar 300.000 viaturas), a Leapmotor procura, em Portugal, beneficiar da presença já consolidada da Stellantis, líder de mercado, para crescer. Propondo não só veículos elétricos “ao alcance de todos”, uma “experiência [de aquisição e utilização] simples, acessível e centrada no cliente”, além de “tecnologias inteligentes”, como também uma rede de distribuição que beneficia do apoio do grupo automóvel euro-americano,“desde a escolha do veículo até às soluções de financiamento e aos serviços de assistência pós-venda”, assumem os responsáveis da Leapmotor.
Neste momento já com seis concessionários assegurados em Portugal Continental, e que vão desde Braga (concessão Ethos) ao Porto (Filinto Mota), Viseu (Auto Martinauto), Loures/Lisboa, Amadora e Setúbal (todos integrados em instalações da Stellantis&You), a marca chinesa promete abrir portas com dois modelos 100% elétricos: o citadino T03 e o SUV familiar C10. Sendo que, a caminho, estão não só mais concessões (o objectivo passa por chegar às 14, até 2026), como cinco novos modelos, dois dos quais ainda para 2025 - o C10 com extensor de autonomia (REEV) e que, de resto, já pudemos ver no último Salão Automóvel de Bruxelas, e um novo SUV 100% elétrico.