As marcas chinesas continuam a surpreender os europeus. A mobilidade elétrica fez emergir uma capacidade que poucos julgavam possível à meia dúzia de anos atrás. Não admira que as marcas europeias estejam preocupadas
Se há uns anos eram os chineses que aprendiam com as grandes marcas do velho continente, hoje a situação inverteu-se. Uma das mais valias das marcas chinesas é a velocidade com que elas reagem aos estímulos do mercado.
A Leapmotor é uma das mais recentes marcas chinesas na Europa. Uma estreia que resulta da joint-venture entre o grupo Stellantis e a marca chinesa onde o grupo europeu detém 51% do capital.
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Poucos saberão, mas a Leapmotor é uma das empresas chinesas líderes no domínio da tecnologia com destaque para as novas formas de energia onde recorre a um modelo de integração vertical e a uma vasta gama de competências internas.
Uma estratégia que está bem presente nos dois modelos escolhidos para a sua estreia europeia onde o pequeno T03 do segmento A e o C10 um SUV do segmento D que fazem parte de um plano pensado com inteligência.
Para a Stellantis esta é uma aposta ambiciosa, que passa também pala participação do grupo francês no capital da Leapmotor na China onde já detém uma quota de 21%, não estando afastada a hipótese deste dois carros virem a ser fabricados na europa como forma de otimizar a produção nas fábricas europeias.
Ideal para a cidade
O T03 é uma escolha inteligente para andar na cidade. Compacto ele tem uma autonomia de 265 km (WLTP) e um espaço interior de um modelo do segmento B.
Equipado com um motor elétrico síncrono de imans permanentes totalmente desenvolvido pela Leapmotor, o fornecimento de energia elétrica está a cargo de uma bateria de 37,3 kWh. Uma capacidade que na cidade consegue estender a autonomia até aos 395 Km, graças a um poder regenerativo que nos surpreendeu aquando do contacto que tivemos na sua apresentação europeia nos arredores de Milão.
Parte desse desempenho deve-se à gestão inteligente da bateria que utiliza tecnologia baseada na cloud de forma a monitorizar o estado da bateria em tempo real de forma a garantir que esta trabalha à temperatura ideal.
A potência de 95 cv e um binário de 158 Nm tornam a utilização deste pequeno carro elétrico agradável graças à possibilidade de eleger três modos de condução desde o modo Eco que otimiza a regeneração de forma a maximizar a eficiência energética até ao modo Sport, passando pelo modo Standard.
Com um carregador a bordo de 6,6 kW é possível carregar a bateria em cerca de 3,5 horas enquanto num posto em corrente contínua é possível fazer o mesmo carregamento em apenas 36 minutos.
Munido de inúmeros sistemas de segurança este modelo apresenta um nível de qualidade que nos surpreendeu positivamente e que se reflete em múltiplos aspetos nomeadamente no comportamento dinâmico.
Previsto para chegar a Portugal no próximo mês de janeiro o preço indicativo não andará muito longe dos 20 mil euros, um valor em linha com o Dacia Spring e mais baixo que o Citroën e-C3 que será apresentado um pouco mais cedo.
Uma escolha familiar
Para além do pequeno T03, o C10 é outro modelo da Leapmotor que vai chegar em janeiro.
Trata-se de um SUV do segmento D de grandes dimensões, com amplo espaço interior, sólido e robusto.
Para se afirmar num dos segmentos mais concorridos na Europa e em Portugal o preço da versão mais barata não andará muito longe dos 36 mil euros um pouco menos do que 2 mil euros da versão mais cara e excecionalmente bem equipada.
Visualmente agradável é notório o elevado nível de qualidade real e percecionada ao mesmo tempo que foi dada uma especial atenção aos pormenores como os fechos das portas escamoteáveis de forma a melhorar a aerodinâmica ou a escova do limpa para-brisas traseiro escamoteada sob o spoiler ou ainda as elegantes luzes traseiras LED que conferem ao C10 um aspeto vanguardista.