Mobieco

Publicidade

Leapmotor T03 e C10 colocam em sentido Model Y e Spring

Texto: Francisco Cruz
Data: 25 de Setembro, 2024

Marca chinesa que chega à Europa pela mão da Stellantis, a Leapmotor acaba de anunciar os preços, para o mercado italiano, dos dois modelos elétricos – o utilitário T03 e o SUV C10 – com que pretende estrear-se no Velho Continente. E que, note-se, conseguirão ser tão ou mais baratos que os rivais directos Dacia Spring e Tesla Model Y!

Lançados, primeiramente, em Itália, a Leapmotor fixou o preço do seu citadino elétrico 100% T03 nos 18 900€, embora, durante o período de lançamento atualmente a decorrer e graças a um desconto de 1000€, custe, apenas, 17 900€. Ou seja, o mesmo preço que tem o rival directo Dacia Spring em Itália, face ao qual anuncia, igualmente, melhor autonomia – 265 km o utilitário chinês, 225 km o modelo romeno.

Leapmotor T03
Leapmotor T03

Já o segundo modelo, um SUV médio de propulsão exclusivamente elétrica, com a designação comercial de C10, ostenta como preço de entrada os 36 400€, embora e fruto da mesma campanha de lançamento, esteja, neste momento, disponível no mercado italiano, a partir de 34 400€. Neste caso, várias centenas de milhar de euros mais barato que o rival preferencial e best-seller na Europa Tesla Model Y, face ao qual o EV chinês, com uma autonomia estimada de 420 km, apenas perde na rapidez de carregamento – 84 kWh de potência máxima no C10, contra os 220 kWh do americano.

LEIA TAMBÉM
SUV C16 é o quarto modelo da chinesa Leapmotor

Embora estes valores sofram ajustes consoante o mercado onde são comercializados – e Portugal é, a par da Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Roménia, Espanha, Suíça e Reino Unido, um dos países europeus onde a Leapmotor terá atividade -, a realidade é que, os preços anunciados pela Leapmotor, prometem ser um dos principais argumentos, tanto do T03, como do C10.

Já em setembro, recorda o site Automotive News Europe, os responsáveis da Leapmotor garantiam que os seus produtos seriam capazes de competir com as restantes marcas chinesas presentes na Europa, com “melhores propostas”. Beneficiando, sem dúvida, também do facto de poderem ser produzidos produzidos na Europa, mais concretamente, na fábrica polaca da Stellantis de Tychy, onde os modelos chineses chegam na forma de kit, sendo aí montados para posterior comercialização.

Leapmotor C10
Leapmotor C10

Aliás, neste momento, dos dois modelos comercializados pela marca chinesa no Velho Continente, apenas o C10 ainda é produzido na China. Sendo, em seguida, enviado para a Europa. 

Uma marca chinesa… detida pela Stellantis

Recorde-se que, a ajudar à situação da marca chinesa no Velho Continente, surge o facto da Leapmotor ter entrado na Europa através de uma joint-venture, com o nome Leapmotor International, em que o grupo Stellantis detém uma participação majoritária.

Através desta parceria, os carros da marca chinesa ganham a possibilidade de poderem ser produzidos em solo europeu, ficando, assim, a salvo das novas tarifas que a União Europeia pretende aplicar aos veículos elétricos importados da China. 

Entretanto e ainda segundo a Automotive News Europe, a Leapmotor assumiu, igualmente, como objectivos criar um total de 350 pontos de venda em todo o mundo, até ao final de 2024, ao mesmo tempo que pretende lançar um novo modelo por ano, durante os próximos três anos.

Leapmotor B10
Leapmotor B10

A próxima novidade para a Europa será o B10, proposta que terá como alvo, segundo o fabricante chinês, “o maior segmento do mercado” e que tem apresentação europeia prevista para o próximo Salão Automóvel de Paris, que decorrerá em outubro.