Considerados por muitos um dos principais sinais de riqueza e estatuto, não é de hoje a ligação entre os iates e os automóveis. Sendo que, a última correlação, é particularmente... estranha: a Lazzarini Design acaba de criar um super-iate, a que deu o nome de Pagurus, que, não só consegue transportar o seu carro a bordo, como vai a terra, para desembarcá-lo!
Conhecida, também, pelo seus projectos mirabolantes, a Lazzarini Design criou aquilo que ninguém se lembrou: um enorme iate de luxo, capaz de transportar consigo um veículo automóvel com as dimensões de uma Tesla Cybertruck, e que, uma vez chegado ao porto, consegue seguir terra adentro, para desembarcar a pick-up e permitir ao "comandante" da embarcação seguir viagem em quatro rodas!
Baptizado de Pagurus, palavra em Latim que significa, nada mais, nada menos, que Caranguejo, este super-iate adopta, ao longo dos seus 82 pés, perto de 25 metros de comprimento, a forma de um catamarã. O qual, para poder progredir em terra, recorre a um sistema cilíndrico em espiral, instalado sob os dois flutuadores, que, ao rodarem, fazem a embarcação avançar.

A fazer rodar esta espécie de duas brocas, um motor Diesel de 440 cv de potência, o qual garante que o Pagurus chegue a terra firme, para, então aí, fazer baixar uma plataforma, colocada sob a cabine, da qual desembarcará a Tesla Cybertruck.
LEIA TAMBÉM
E que tal um iate Porsche?
Uma vez terminada a aventura em terra, ao "comandante", bastará regressar ao local onde deixou a embarcação e fazer o processo inverso, regressando, em seguida, ao mar. Deixando a Cybertruck a carregar as suas baterias, já que o Pagurus vem preparado para tal, graças à colocação de uma série de painéis solares por cima da cabine; ainda que o catamarã também possua um sistema de recuperação de energia cinética, a partir do movimento dos cilindros tipo broca.

Quanto à propulsão da embarcação na água, a Lazzarini Design prevê a instalação de um par de motores Diesel Catterpilar, a garantirem em conjunto uma potência de 913 cv, com a qual consegue atingir uma velocidade máxima de 25 nós, pouco mais de 46 km/h.
Inicialmente pensado para uma utilização militar, a verdade é que a Lazzarini Design rapidamente se apercebeu das potencialidades do projecto, nomeadamente, entre os multimilionários das mais diferentes latitudes, que, não temos dúvidas, regozijarão com uma embarcação deste género.

Resta, agora, passar da ideia, à concretização do projecto, através das encomendas...
https://youtu.be/vDbiBgeAi78