Assumida a transição para a eletrificação, a Lamborghini deu já a conhecer o primeiro passo neste novo desafio, a que chamou de Lanzador Concept. Mas que e ao contrário do que seria de esperar numa marca de superdesportivos, assume a configuração de SUV 100% elétrico. A explicação vem da própria marca de Sant’Agata Bolognese…
Desvendado com um design quase único, que procura transpor as fronteiras entre um crossover, uma berlina e um coupé, o protótipo Lanzador encontra explicação nas palavras no director de marketing e vendas da Lamborghini, Federico Foschini. O qual, em entrevista recente ao norte-americano Autoblog, destacou a necessidade, imposta não apenas pelo mercado, mas também decorrente da própria marca, de criar uma proposta não tão tradicional.
“Na altura, estávamos a explorar novas oportunidades no nosso portfólio e chegámos à conclusão que existem dois segmentos que não cobrimos. Um é o dos sedãs e outro é do segmento 2+2”, recordou Foschini.
“Para nós, já era claro, quando decidimos fazer o Urus ao invés do Estoque, que o segmento das berlinas estava em declínio, enquanto o dos SUV mostrava uma tendência de crescimento. ao mesmo tempo e como segundo aspecto neste debate, surgia o facto dos sedãs serem, cada vez mais, algo muito regional. Na China, por exemplo, que é um dos principais mercados de berlinas, os clientes procuram carros com longa distância entre eixos; basicamente, um carro com motorista. No entanto, um Lamborghini não é isso; um Lamborghini não pode ser isso”, concluiu o mesmo responsável.
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Recorde-se que, aquando da apresentação do concept Lanzador, foi o chefe de design de Lamborghini, Mitja Borkert, que assumiu que os designers da marca de Sant’Agata Bolognese foram buscar inspiração para esta nova proposta, à posição de condução mais elevada oferecida no Huracán Sterrato.
“Na altura estávamos a trabalhar no Huracán Sterrato, modelo que apresenta uma posição de condução mais elevada e em que o revestimento exterior transmite uma sensação de robustez. Foi aí que eu disse que uma versão mais “limpa” do Sterrato, poderia funcionar perfeitamente como proposta para o segmento dos modelos 2+2. Basicamente, é uma nave espacial com uma posição de condução mais elevada”, comentou Borkert.
Embora a Lamborghini ainda não tenha divulgado qualquer dado técnico relativamente ao trem de força do Lanzador, alguns rumores apontam no sentido de que o primeiro EV da marca possa vir a tornar-se no seu modelo mais potente de sempre. Ultrapassando, inclusivamente, os 1.015 cv do Revuelto.
Contudo, o mais certo é que o esclarecimento de todas estas dúvidas só surja lá mais para a frente, mais perto do lançamento, o qual está previsto apenas para 2028.