Mais moderno e "tecnológico". AvtoVAZ dá a conhecer o renovado Lada Niva

Hoje em dia limitada, em termos de difusão, por razões alheias ao Automóvel, a russa Lada apresentou o MY2024 do icónico Niva.

Hoje em dia limitada, em termos de difusão, por razões alheias ao Automóvel, a marca russa Lada continua, ainda assim, a trabalhar nos seus modelos, dos quais o mais famoso é, sem dúvida, o todo-o-terreno Niva. O qual, para gáudio dos seus muitos fãs, acaba de dar a conhecer a sua mais recente evolução MY2024; e que evolução!…

Fenómeno de notoriedade, inclusive, nos mercados da Europa a Ocidente, o todo-o-terreno russo, cuja produção teve início de 1977, está hoje, no entanto, mais… "burguês". Conforme se comprova, de resto, nas atualizações anunciadas pelo seu fabricante, a AvtoVAZ, para aquele que é apresentado como o Model Year 2024 (MY2024).

Entre as novidades, destaque, desde logo, para a introdução no Lada de um sistema de travagem anti-bloqueio, vulgo ABS, no histórico todo-o-terreno. Algo que, recorde-se, já é obrigatório, há décadas, nos automóveis comercializados deste lado do Velho Continente, e que o modelo russo volta agora a dispor.

Lada Niva Travel MY2024
Lada Niva Travel MY2024

E dizemos "dispor" porque, a verdade é que o Niva já contou, anteriormente, com esta tecnologia. Contudo e devido às sanções impostas pela comunidade internacional à Rússia, na sequência da guerra na Ucrânia, o fabricante ficou de acesso ao sistema, desde meados de 2022.

LEIA TAMBÉM
Renault vende AvtoVAZ a instituto russo por 1,3 cêntimos

Entretanto e embora a AvtoVAZ nada refira sobre o tema, o problema terá sido solucionado, muito provavelmente, internamente, pelo que o ABS volta a fazer parte das tecnologias presentes no Niva.

Com motor evoluído… para Euro 5

Igualmente revisto para 2024, terá sido o motor 1.6 a gasolina de 76 cv, que assim passa a cumprir as normas anti-emissões Euro 5. Algo que, embora já muito aquém das exigências em vigor na União Europeia, não deixa de representar um enorme salto para o modelo russo, o qual, até aqui, não cumpria mais do que o Euro 2, introduzido em 1996.

Lada Niva Travel MY2024
Lada Niva Travel MY2024

Recorde-se que a União Europeia está, neste momento, a discutir a norma Euro 7, depois de ter implementado o Euro 6 em 2014 e o Euro 5 em 2009.

Infelizmente para os consumidores russos, estas atualizações acabaram fazendo igualmente aumentar o preço do Lada Niva, dos até aqui 829 900 rublos (8 522 euros à cotação atual), naquela que é a versão base, para os 927 500 rublos (9 524€).

A luxuosa versão Travel

Ainda assim e para os consumidores russos mais endinheirados, a AvtoVAZ mantém em comercialização a versão Travel, uma variante mais moderna e equipada do Niva, e que conta já com Cruise Control, computador de bordo, painel de instrumentos retroiluminado e jantes em liga leve de duas tonalidades. Além do "famoso" ABS.

Lada Niva Travel MY2024
Lada Niva Travel MY2024

Contudo e porque, também esta versão, foi alvo de atualização para 2024, também o preço acabou subindo, dos anteriores 1 198 900 rublos (12 311€), para os 1 215 000 rublos (12 477€).