Mobieco

Publicidade

EV5. Conheça o SUV elétrico da Kia para os “millennials”

Texto: Carlos Moura
Data: 5 de Abril, 2024

O SUV elétrico da Kia para a geração dos “millenials”, EV5, já começou a ser exportado da China para mercados como a Tailândia e Austrália. Este modelo também virá para a Europa, mas será produzido na Coreia. A gama terá três versões e duas opções de bateria. 

Após a estreia na China no final do ano passado, a Kia iniciou a produção do SUV elétrico EV5 para os mercados de exportação, começando pela Tailândia e Austrália. Este modelo também será introduzido na Europa, mas virá da Coreia do Sul e não da China.

Criado a partir da plataforma específica para veículos elétricos E-GMP, o EV5 é o terceiro elétrico dedicado da Kia, que combina o design caraterístico dos SUV com a filosofia de design “Opposites United” da marca sul-coreana.

No mercado europeu, o Kia EV5 será proposto em três versões: base, grande autonomia e AWD de grande autonomia. O modelo de acesso virá com uma bateria de 58 kWh e um motor dianteiro de 160 kW.

A variante de maior autonomia contará com uma bateria de 81 kWh e o mesmo motor dianteiro de 160 kW. O AWD de grande autonomia incluirá um motor traseiro adicional de 70 kW, resultando numa potência combinada de até 225 kW. A autonomia de cada modelo será adaptada para satisfazer as exigências dos mercados. 

O EV5 estará igualmente disponível numa versão GT, que terá um elevado foco no desempenho dinâmico e uma experiência de condução envolvente. 

Tecnologia a bordo

O habitáculo espaçoso está dotado com o sistema de informação e comunicação com Cockpit de Navegação de automóvel conectado (connected car Navigation Cockpit, ccNC) e suporta atualizações de software remotas. 

O painel de bordo inclui um ecrã panorâmico largo, que combina um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um sistema de informação e comunicação de 12,3 polegadas, juntamente com um ecrã dedicado ao sistema de climatização de cinco polegadas. Estas funcionalidades fornecem ao condutor um grande volume de informações e conteúdo, para uma experiência de condução cómoda e envolvente. 

A interface gráfica de utilizador unificada (Unified Graphical User Interface, GUI) é aplicada aos ecrãs de Audiovisual, Navegação e Telemática (Audio-visual, Navigation and Telematics AVNT). 

A Kia diz que os menus de navegação são simples e proporcionam uma melhor facilidade de utilização das funções específicas dos veículos elétricos para permitiram aos condutores a visualização rápida de parâmetros como a autonomia e o carregamento dos EV. O fluxo contínuo de informações é ampliado ainda mais por um Head Up Display (HUD) opcional no para-brisas. 

Poucos botões físicos

Os botões físicos, por sua vez, foram reduzidos ao mínimo. Por baixo do ecrã AVNT central encontram-se quatro teclas físicas ocultas que fornecem a função de ligar/desligar, o controlo de aquecimento, a ventilação e o ar condicionado; anteriormente, estes sistemas precisavam de ser controlados por 17 teclas. 

O Kia EV5 irá contar com os mais recentes sistemas de apoio à condução, incluindo a assistência à condução em autoestrada 2 (Highway Driving Assist 2, HDA2), que ajuda os condutores a manter a distância, permanecer centrados na faixa, mudar de faixa e ajustar o posicionamento lateral.

LEIA TAMBÉM
Com baterias Blade. Kia apresentou o novo crossover elétrico EV5… na China

Com recurso a um toque na chave inteligente Digital Kia 2 é possível ativar o Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento 2 (Remote Smart Parking Assist 2, RSPA 2) do veículo. Esta tecnologia permite que o estacionamento sem ser  necessária a intervenção do condutor, estando dentro ou fora do veículo. 

Além disso, a função de saída inteligente e uma função de avanço e marcha-atrás remota proporcionam aos condutores maior tranquilidade ao retirar e colocar o veículo de lugares de estacionamento exíguos. 

Configurações de bancos

O EV5 vai estar disponível com vários bancos à escolha com tecido PET reciclado ecológico e revestimentos de pele Bio-PU. Na zona dianteira, combinados com iluminação ambiente, proporcionam um espaço confortável aos passageiros. O apoio de braço da consola central inclui também uma mesa e espaço de arrumação para aumentar a facilidade de utilização. 

A Kia reivindica que os bancos reclináveis foram concebidos para evitar o desconforto nas costas e na coluna, graças ao seu ângulo do encosto continuamente regulável. Os bancos de relaxamento incluem uma função de massagem de quatro modos com três níveis de intensidade, permitindo que os passageiros escolham a sua definição individual ideal durante o carregamento. 

A zona traseira, por seu lado, pode ser transformada numa área para dormir, graças ao banco da segunda fila totalmente rebatível e totalmente plano. Além disso também será também possível armazenar e preparar alimentos no frigorífico/aquecedor da consola traseira. 

Aquela unidade fornece funções de aquecimento de alimentos e refrigeração de bebidas com um intervalo de temperaturas de 5 a 55 graus Celsius e uma capacidade de 4 litros. Pode ser utilizada de várias formas, tais como manter o pequeno-almoço quente durante a deslocação para o trabalho, aquecer bebidas como chá e café e armazenar bebidas e água gelada durante as viagens no verão. 

Um tabuleiro de bagagem multi-mesa, altamente versátil, pode ser transformado instantaneamente numa mesa, permitindo desfrutar das refeições dentro ou fora do veículo.