Mobieco

Publicidade

Jeep abre encomendas para toda a gama do Grand Cherokee 4xe

Texto: Carlos Moura
Data: 7 de Junho, 2022

Abriram as encomendas para toda a gama do novo Jeep Grand Cherokee 4xe, que estreia a tecnologia híbrida plug-in neste modelo com uma autonomia elétrica de até 48 km. Primeiras unidades chegam aos concessionários no último trimestre. 

Após o início da comercialização da “Exclusive Launch Edition” do novo Grand Cherokee 4xe, a Jeep também já abriu encomendas para as restantes versões desta gama, incluindo as Trailhawk 4xe, Overland 4xe e Summit Reserve 4xe.

A quinta geração do Grand Cherokee possui uma arquitetura totalmente nova, um novo motor híbrido plug-in, um design exterior e interior novo, com acabamentos de qualidade e tecnologias inéditas no mercado para o segmento global dos grandes SUV.

O novo Grand Cherokee 4xe de 2022 é o primeiro modelo desta gama a ser proposto com uma linha motriz híbrida plug-in (PHEV) que oferece uma potência combinada 381 cv e um binário de 637 Nm. 

Bateria de 17 kWh

Disponível no Grand Cherokee Trailhawk, Overland e Summit Reserve, o sistema de propulsão 4xe combina dois motores elétricos, uma bateria de 400 Volts e capacidade de 17 kWh, um motor de quatro cilindros turbo de 2.0 litros e uma transmissão automática de oito velocidades TorqueFlite para máxima eficiência e capacidade.

A bateria de iões de lítio assegura uma autonomia elétrica de 48 quilómetros em ciclo WLTP e até 51 quilómetros em ciclo urbano. A autonomia máxima de condução (gasolina + elétrico) pode chegar aos 700 quilómetros. O consumo médio anunciado nos primeiros 100 quilómetros é de 2,9 litros.

O sistema 4xe do Grand Cherokee inclui, igualmente, o Integrated Dual Charging Module (ICDM) que combina um carregador de bateria e um conversor DC/DC numa só unidade compacta e ainda um Power Inverter Module (PIM) de tamanho reduzido. Ambos estão instalados debaixo da carroçaria, protegidos por escudos em aço.

Todos os componentes eletrónicos de alta tensão são selados e à prova de água. O Jeep Grand Cherokee 4xe Trail Rated possui uma capacidade máxima de passagem a vau de 61 centímetros.

Suspensão Quadra-Lift

A tomada para carregamento está colocada debaixo de uma tampa, com abertura e fecho por pressão, no guarda-lamas dianteiro esquerdo, de forma a facilitar o carregamento ao estacionar de frente. A tomada de carregamento inclui indicadores LED que informam sobre o estado do carregamento. Um indicador em LED, colocado no topo do painel de instrumentos, informa sobre o nível de carga da bateria, facilitando a verificação do estado da bateria durante o carregamento.

LEIA TAMBÉM
Apenas híbrido plug-in. Jeep apresenta Grand Cherokee 4xe europeu

A capacidade de progressão em fora de estrada é assegurada pelos sistemas 4×4 (Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II), a suspensão pneumática Quadra-Lift e o sistema de gestão de tração Selec-Terrain.

Três níveis de equipamento 

O novo Grand Cherokee 4xe é proposto em três níveis de equipamento. A versão de entrada é a Overland que constitui a combinação entre conforto premium e as capacidades típicas da Jeep. 

Jantes de 20″ com acabamento polido, dupla saída de escape e elementos na cor da carroçaria combinam-se para um exterior elegante e poderoso. No interior, poderá desfrutar do teto panorâmico duplo, iluminação ambiente multicolorida e bancos em pele Nappa de primeira qualidade.

No patamar intermédio encontra-se a versão Trailhawk, que oferece as capacidades de fora de estrada dos veículos da Jeep e uma dotação bastante completa, não faltando sistemas e funcionalidades todo-o-terreno líderes na indústria.

Entre os equipamentos incluídos destaque para as jantes de 18″ com pneus All Terrain  que são a base para o sistema Quadra-drive II, eixo traseiro com diferencial eletrónico de deslizamento limitado, sistema de desconexão da barra estabilizadora dianteira; soleiras e kit de acessórios Jeep Offroad. Concebido para quem está em constante movimento, o interior é confortável e funcional com bancos forrado em pele Capri e Suede com costura azul, ventilados à frente.

O topo de gama é o Summit Reserve que assenta sobre jantes de 21″ com acabamento polido e dispõe de um interior que oferece um conforto inigualável. Bancos e forros das portas em pele Palermo, aplicações em madeira de nogueira, sistema de som Mcintosh Sound com 19 altifalantes e visor de 10″ para o passageiro.

Uconnect 5

O luxuoso interior de nova geração do Jeep Grand Cherokee evoluiu para incorporar materiais artesanais e modernas comodidades.

O painel frontal conta com novas e esguias saídas de ventilação, uma secção central realinhada, dando ao condutor uma melhor acessibilidade, e ecrãs digitais de 10,1 polegadas (para o painel de instrumentos e sistema multimédia com ecrã tátil), 

O Grand Cherokee 4xe recebe o sistema Uconnect 5 com um ecrã dedicado ao passageiro dianteiro, inédito no segmento, bem como um novo sistema de entretenimento de alta-definição para os passageiros de trás e ainda o sistema de Assistência ativa à condução 

A nova arquitetura de bancos da Jeep conta com uma almofada ajustável em comprimento para os passageiros da primeira fila. Os novos bancos dianteiros, ajustáveis em 16 vias, têm ajuste elétrico para a região lombar e função de memória, oferecendo-se nas especificações mais elevadas a função de massagem para as costas do condutor e do passageiro dianteiro. Os assentos aquecidos/ventilados estão disponíveis nas duas primeiras filas de bancos, com controlos configuráveis segundo três níveis.

As encomendas iniciaram-se, em Portugal, no dia 1 de junho. O novo Jeep Grand Cherokee 4xe chegará aos concessionários da marca a partir do quarto trimestre de 2022.