Publicidade

É o adeus do monstro. Jeep Gladiator diz adeus à Europa com ‘FarOut Final Edition’

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Setembro, 2023

Depois da decisão de comercializá-la também na Europa, eis que a Jeep acaba de dar o passo atrás e limitar, ao continente americano, a venda da sua imponente pick-up Gladiator. Despedida que, ainda assim, será feita com pompa e circunstância, mais concretamente, com uma edição especial de nome ‘FarOut Final Edition’.

Chegada ao Velho Continente em 2019, então como modelo de maiores dimensões na oferta europeia do construtor norte-americano, a verdade é que a Gladiator e os seus 5,59 metros sentiram muitas dificuldades em afirmar-se em mercados onde os centímetros não têm o mesmo significado, que nos mercados do outro lado do Atlântico.

Assim e menos com um cabina de cinco lugares, um potente motor turbodiesel e extraordinárias capacidades para o todo-o-terreno, a Jeep Gladiator prepara-se para regressar a casa, embora não sem antes fazer uma despedida à altura… e tamanho – com uma edição especial de nome ‘FarOut Final Edition’.

A distinguir esta nova versão, que, de resto, já está disponível em Portugal, um equipamento que surge enriquecido, não somente com umas novas jantes de 18 polegadas de cor negra brilhante e estribos laterais Mopar, mas também e já no interior, com um sistema de som Alpine e, principalmente, quase todo o equipamento que era proposto até aqui, para a versão Overland.

LEIA TAMBÉM
Jeep Gladiator recebe série especial 80th Anniversary

Assim e ainda na lista de opcionais, resta apenas pouco mais do que uma câmara dianteira, pensada para ajudar na condução offroad, além de vários acessórios para a capota.

Quanto à motorização, esta edição de despedida mantém o já conhecido V6 3.0 turbodiesel de 264 cv e 600 Nm de binário, capaz de garantir a esta pickup de 2,4 toneladas acelerações dos 0 aos 100 km/h em 8,6 segundos, mas também uma velocidade máxima de 177 km/h. Tudo isto, com um consumo médio WLTP de 9,8 l/100 e emissões de CO2 em ciclo combinado de 257 g/km. Este último, um dos motivos que, certamente, estarão na base da decisão de retirada do modelo da Europa.

Equipada, igualmente, com sistema de tracção integral e redutoras, além de uma caixa automática de oito velocidades, a Jeep Gladiator ‘FarOut Final Edition’ está disponível em Portugal pelo preço de 86.800€.