Pick-Up Gladiator: Conheça os atributos-chave

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 Julho, 2019

Representando o regresso da marca a este segmento, a pick-up Jeep Gladiator está a ser apresentada ao mercado europeu. Estes são os seus principais trunfos…

As pick-ups são, provavelmente, os modelos onde a dupla função trabalho-lazer está mais visível. Por um lado são verdadeiros “cavalos de carga modernos”, que conseguem transportar grandes mercadorias mesmo até aos mais inóspitos lugares. Mas são, também, excelente opção para quem gosta de se aventurar ao ar-livre e levar tudo o que precisa para um fim-de-semana ou umas férias longe de tudo.

Ora, quando se fala de chegar até onde mais nenhum veículo vai, os Jeep são especialistas. Daí que seja extremamente interessante ficar a conhecer agora as capacidades da nova pick-up Jeep Gladiator, que está a ser apresentada para o mercado europeu durante o Jeep Camp, em Itália. Com entrada em comercialização confirmada para 2020, uma gama com dois motores e três níveis de equipamento, e muitos dos atributos que fazem dos SUV da marca exploradores por excelência, descubra agora as principais especificações da pick-up Jeep Gladiator na fotogaleria seguinte…

A Gladiator é apresentada como “uma pick-up 4x4 totalmente descapotável com capota flexível premium e duas capotas rígidas”
Na estética encontram-se características habituais do design Jeep: grelha de sete entradas, faróis redondos e as cavas trapezoidais das rodas
O modelo apresenta-se com Cabina Dupla e uma caixa metálica de 152cm com pontos de fixação e outras soluções que potenciam a versatilidade
Além disso, as portas podem ser removidas e o para-brisas rebatido com as chaves de pontas Torx fornecidas no kit de ferramentas Jeep
Para potenciar a utilização profissional, existem soluções como a fonte de alimentação de 230 volts, a iluminação da caixa de carga e o sistema de gestão de carga Trail Rail
Existem dois motores V6 de três litros disponíveis. São o gasolina Pentastar de 285cv e 347Nm, bem como o Diesel de 260cv e 600Nm. A caixa será automática e com nove velocidades
Os níveis de equipamento são o Sport, Overland e Rubicon. Além disso, a Mopar desenvolveu mais de 150 acessórios exclusivos para a Jeep Gladiator
Agraciado com a insígnia ‘Trail Rated’, a pick-up americana dispõe dos sistemas 4x4 Command-Trace Rock-Trac.
Um dos destaques vai para a estreia da câmara dianteira que facilita o avanço nas zonas mais técnicas. As imagens são apresentadas no ecrã de 8,4’’ (ou de 7’’) do infotainment Uconnect compatível com Android e Apple
Nesses momentos, a Gladiator conta com os eixos Dana 44 de terceira geração, tru-lock para bloqueio elétrico dos dois eixos, desconexão elétrica da barra estabilizadora e pneus TT de 32’’
Com os níveis Overland e Sport tem caixa de transferência de velocidades baixas com relação 27,2:1. O Rubicon tem relação de transmissão ‘4LO’ de 4:1 e relação de redução 77,2:1
Outras especificações são os ângulos de ataque de 43,6º, ventral de 20,3º, de saída de 26º, distância ao solo de 28,2cm e passagem a vau de 76cm
A capacidade de carga 4x4 será de 725kg e a capacidade de reboque alcança os 2722kg
Apesar destas capacidades off-road, a marca afirma que a suspensão de cinco braços foi configurada para otimizar o comportamento em estrada e orientada para o conforto
Apresentado no Jeep Camp, que decorre em Itália este fim-de-semana, a Jeep Gladiator chega ao mercado europeu no próximo ano
Aproveite e desfrute de mais algumas das imagens que a Jeep revelou da nova pick-up Gladiator

Veja também

Alfa Romeo e Jeep no Estoril

Fã da Jeep? Este é o evento que não pode perder na Europa

Jeep Wrangler – Elegância Radical

Ensaio: JEEP WRANGLER RUBICON 2.2 CRD 4X4 8AT

Ensaio: JEEP RENEGADE LIMITED 1.0 T3 120 CV