Jaguar “em guerra” com o dicionário

Texto: Nuno Fatela
Data: 20 Agosto, 2019

A definição da palavra ‘carro’ levou a marca britânica a lançar uma petição destinada ao famoso Dicionário de Oxford. E também a hashtag #RedefineTheCar

A Jaguar está empenhada em mudar a definição da palavra ‘carro’ no Dicionário. E aparentemente não restam dúvidas de que tem razão. Isto porque no famoso compêndio das palavras assinado pelo Oxford Dictionaries é referido que um carro se trata de “um veículo de estrada, tipicamente com quatro rodas, movido por um motor de combustão e que transporta um número reduzido de pessoas”.

Acontece que o Carro Mundial de 2019 é… o Jaguar I-Pace. É verdade que tem quatro rodas e que transporta um número reduzido de pessoas. No entanto, não existe qualquer motor de combustão a movê-lo, tratando-se de um veículo elétrico. Daí que a marca queira redefinir o significado de carro. Como está bem expresso na hashtag #RedefineTheCar , criada para esta campanha.

A Jaguar refere, atrás do seu responsável de nomenclaturas, David Browne, que vem desafiar a Oxford Dictionaries a refletir a transição das motorizações, da combustão para os elétricos. E considera que a atual definição está um pouco desatualizada. Uma questão que, tudo indica, deve gerar consensos. Afinal, seria uma pena se o Carro Mundial do Ano não fosse um carro…

Veja também:

Carro Mundial do Ano 2019 é o Jaguar I-Pace

Ao volante do Jaguar I-Pace (vídeo)

Ensaio JAGUAR I-PACE P400 S: INFERNO AZUL

Jaguar I-Pace em corrida elétrica com a Tesla

Melhores motores de 2019 – Ferrari e Jaguar em destaque

BMW e Jaguar Land Rover parceiras nos elétricos

Fonte: Automotive News Europe e mais fontes