Publicidade

Iveco. Projeto “Plant the Future” já poupou 45.000 toneladas de CO2

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Agosto, 2022

A Iveco lançou o projeto “Plant the Future” em meados de 2021 e já conseguiu reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 45.000 toneladas, graças às vendas de camiões S-Way a gás natural e à plantação de árvores. O programa é para prosseguir.

Um ano após o seu lançamento, o projeto “Plant the Future” da Iveco já permitiu a redução das emissões de dióxido de carbono em mais 45 mil toneladas. 

Isto deve-se à plantação de árvores a partir de cada camião S-Way a gás natural vendido em Itália, Polónia e Alemanha. A poupança de CO2 é equivalente à quantidade absorvida por mais de três milhões de árvores num ano.

Lançado em julho de 2021 em colaboração com diversas organizações de reflorestação, o  projeto “Plant the Future” confirma o empenho da Iveco na contribuição para um futuro sustentável, visando reduzir as emissões e melhorar o ambiente, assim como aumentar os espaços verdes no nosso planeta. Só num ano, a poupança de CO2 é equivalente à quantidade absorvida por mais de três milhões de árvores num ano.

“Se todas estas árvores fossem plantadas em fila e separadas por sete metros, formariam uma linha que se estenderia do Pólo Sul até ao Pólo Norte” comenta Giandomenico Fioretti. “Se conseguirmos imaginar isto, temos uma ideia imediata da grande diferença que podemos fazer ao difundir a utilização do gás natural e, particularmente, do bio-GNC/GNL na indústria dos transportes. O nosso objetivo de carbono zero está mesmo ao nosso alcance!”

Alargamento do programa

A Iveco pretende alargar o projeto “Plant the Future” a outros países europeus para criar um círculo virtuoso que irá continuar no futuro.

Atualmente, um camião Iveco S-Way GNC/GNL movido a biometano já consegue proporcionar uma redução de 95% no CO2 e, com certas matérias-primas, é mesmo possível alcançar emissões negativas, com reduções até 121%, como ficou demonstrado num recente estudo da indústria conduzido pelo Conselho Nacional Italiano de Investigação (Cnr).

LEIA TAMBÉM
Iveco anuncia apoio à “Declaração do Biometano”

A Iveco pretende contribuir diretamente para a trajetória de descarbonização do setor, oferecendo aos clientes um veículo capaz de reduzir a pegada de carbono da sua operação, sem comprometer o desempenho e a cobertura da missão em comparação com as propulsões Diesel convencionais.

Para levar a sustentabilidade ao próximo nível, a Iveco está a investir em iniciativas orientadas, tais como o programa Iveco Ambassadors (Embaixadores IVECO), que dá voz aos clientes e parceiros que partilham a sua visão de sustentabilidade social e ambiental, e o projeto Plant the Future, que atua no empenho da marca na redução do carbono.