Publicidade

Iveco Group inaugura fábrica ePowertrain em Turim

Texto: Carlos Moura
Data: 25 de Outubro, 2022

Dedicada à produção de componentes para veículos elétricos, a fábrica ePowertrain da FPT Industrial é a primeira unidade do Iveco Group totalmente neutra em carbono. 

A FPT Industrial, detida pelo Iveco Group, vai produzir componentes para veículos comerciais ligeiros e pesados numa nova fábrica, denominada ePowertrain, inaugurada recentemente em Turim.

Os motores elétricos e as caixas de transferência da nova eDaily, as baterias para este modelo e para autocarros elétricos, os eixos elétricos para o Nikola Tre serão produzidos nesta unidade, a primeira do grupo italiano totalmente neutra em carbono.

Bateria com capacidade de 37 kWh da nova Iveco eDaily

Ocupando uma área total de 15 mil metros quadrados, a nova fábrica da FPT Industrial produz a própria energia de que necessita com recurso a painéis solares e a outras tecnologias inovadoras nas áreas de energia fotovoltaica e eólica.

A restante energia é adquirida a partir de fontes renováveis, sendo ainda comprados créditos de carbono para compensar, na totalidade, as suas emissões de CO2

Mais de 20 mil eixos elétricos e baterias

A superfície coberta tem uma área de 6000 metros quadrados, onde foram plantadas 100 plantas resistentes à seca, num incremento ao nível da uma absorção adicional de CO2 de aproximadamente sete toneladas por ano.

Quando as linhas de montagem estiverem em velocidade de cruzeiro, a fábrica irá contar com 200 funcionários na produção anual de mais de 20 mil eixos elétricos e mais de 20 mil baterias.

LEIA TAMBÉM
Iveco. Projeto “Plant the Future” já poupou 45.000 toneladas de CO2

A fábrica recebeu as mais avançadas tecnologias para garantir os mais elevados padrões de segurança, sustentabilidade, qualidade, produtividade e gestão logística, destacando-se os armazéns altamente automatizados, a realidade aumentada e virtual, os sensores inteligentes, os scanners 3D para medições ao nível de metrologia, os simuladores de realidade 3D, os robots cooperativos e as câmaras de imagem térmica.