Ineos Grenadier Quartermaster. À moda antiga

Projetado de raiz para ser para ser um 4x4 à séria, o Ineos Greanadier conta com uma versão pick-up de cabina dupla, que mantém a mesma arquitetura com chassis de longarinas, eixos rígidos, tração integral, mas uma maior distância entre-eixos.

Projetado de raiz para ser para ser um 4x4 à séria, o Ineos Greanadier conta com uma versão pick-up de cabina dupla, que mantém a mesma arquitetura com chassis de longarinas, eixos rígidos, tração integral, mas uma maior distância entre-eixos.

Criado pelo multimilionário britânico Jim Ratcliffe com o objetivo de ocupar o espaço deixado vago no mercado com o desaparecimento ou o “aburguesamento” de algumas das referências no segmento dos veículos 4x4 tradicionais, o Ineos Grenadier combina o design clássico britânico de uma viatura de todo-o-terreno com o rigor da engenharia alemã.

Disponível em três versões - Station Wagon (cinco lugares), Utility Wagon (comercial de dois ou cinco lugares), Quartermaster (pick-up de cabina dupla de cinco lugares) - foi projetado e desenvolvido para oferecer o conforto de um Mercedes-Benz Classe G da década de ’90, a robustez de um Land Rover Defender dos velhos tempos e as capacidades em fora de estrada de um Jeep Wrangler.

Para ir de encontro às expetativas dos utilizadores que pretendem um veículo para ir a qualquer lado independentemente das condições, mesmo as mais extremas, os principais componentes são oriundos de fornecedores de referência na indústria automóvel como a Magna Steyr (engenharia 4x4), Carraro (eixos), BMW (motores), ZF (transmissão), Brembo (travões), Gestamp (chassis), Tremec (caixa de transferências).

Os veículos são produzidos em Hambach (França) na antiga fábrica da smart, adquirida à Mercedes-Benz em 2020 por 470 milhões de euros, a qual recebeu um investimento adicional de 50 milhões de euros em janeiro de 2021.

Atualmente, a Ineos tem distribuidores em quase todos os países europeus, mas Portugal é uma exceção devido à elevada fiscalidade que praticamente faz duplicar o preço base do veículo. Não obstante, os responsáveis da marca garantiram que até ao final do ano será anunciado um representante para o mercado nacional, adiantando que, entretanto, já foram vendidas três unidades no nosso país (todas da versão Station Wagon), através de Espanha.

Garantia anti-corrosão

Uma das versões do Grenadier que tivemos oportunidade de ensaiar na Bulgária durante os testes do International Pick-Up Award (IPUA) foi a Quartermaster, equipada com motor diesel (também existe a gasolina). Com um comprimento exterior de 5,44 metros, largura de 1,94 metros e altura máxima de 2,02 metros, apresenta as dimensões típicas de uma pick-up de segmento médio.

Relativamente às versões Station Wagon e Utility Wagon, a distância entre-eixos foi prolongada em 30,5 centímetros para os 3,23 metros para proporcionar o melhor compromisso entre habitabilidade para os ocupantes e espaço de carga, apresentando este último um comprimento de 1,56 metros, uma largura de 1,62 metros e uma altura de 48 centímetros. A capacidade de carga na versão diesel é de até 760 kg.

As linhas exteriores do Grenadier Quartermaster são claramente inspiradas no “velho” Land Rover Defender, destacando-se a forma quadrada da cabina para otimizar a eficiência do espaço, as rodas localizadas nos extremos da carroçaria para garantir as melhores prestações em fora de estrada, cujas aptidões são asseguradas por ângulos específicos de ataque de 35,5º, ventral de 26,2º, de saída de 22,8º. A capacidade de passagem a vau é de 800 mm.

À semelhança do Station Wagon e do Utility Wagon, o Quartermaster assenta numa estrutura clássica de longarinas unidas por travessas e carroçaria independente. O chassis de aço, com espessura até 3,5 mm, recebeu um tratamento por método cataforese, permitindo à marca oferecer uma garantia anti-corrosão de 12 anos. 

Inspiração na aviação

O acesso ao habitáculo exige alguma ginástica e habituação devido à elevada altura ao solo de 26,4 centímetros, mas também ao espaço relativamente exíguo, atendendo às dimensões exteriores.

A área de condução parece o cockpit de um avião, tendo sido desenhada pelo próprio Jim Radcliffe (ele próprio piloto de aviões e helicópteros), que se inspirou no universo da aviação para montar um conjunto de comandos no teto, relacionados com a condução em fora de estrada, designadamente a seleção do modo “Offroad), o assistente de descidas em declives ou os bloqueios de diferenciais.

Segundo a Ineos, quando se está em situações extremas como aclives ou declive pronunciados, o condutor tem tendência a está a olhar para cima e não para baixo, daí esta solução.

Os materiais utilizados no painel de bordo são bastante simples, mas a qualidade de construção está acima de qualquer suspeita. O Grenadier Quartermaster tem a particularidade de não ter um painel de instrumentos em frente ao condutor, já que o mesmo foi “deslocalizado” para o denominado Central Control System, localizado a maio do painel de bordo, que inclui um ecrã tátil de 12,3”, o qual pode ser operado através dos botões no volante multifunções ou através de um comando giratório localizado na consola central.

A parte inferior acomoda um conjunto de botões grandes e volumosos, agrupados de acordo com a função, facilitando a sua utilização quando o veículo está em movimento ou mesmo com luvas calçadas. Outra curiosidade é o facto do Grenadier Quartermaster continuar a recorrer à alavanca clássica do travão de estacionamento e à chave para rodar a ignição.

Interessante é também a alavanca da transmissão ser bastante familiar para quem está habituado a conduzir veículos BMW. Por outro lado, para apoiar as manobras conta com uma útil câmara traseira, que é de série, assim com os sensores traseiros.

Mecânica robusta

No capítulo mecânico, uma das opções disponíveis é o motor diesel de seis cilindros em linha de 2998 cc da BMW que desenvolve uma potência de 249 cv entre as 3250 e as 4200 rpm e um binário de 550 Nm, disponível entre as 1250 rpm e as 3000 rpm, estando o propulsor a uma transmissão automática de oito velocidades com conversor de binário da ZF, que foi recalibrada pela Magna Steyr para aplicação em fora de estrada.

A potência e o binário são enviados para os eixos dianteiro e traseiro através de uma caixa de transferências de duas velocidades desenhada pela Ineos e produzida pela Tremec. Este propulsor permite a Grenadier Quartermaster, que tem um peso em vazio superior a 2,7 toneladas acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 9,8 segundos.

Em fora de estrada quase não existem obstáculos, beneficiando de uma suspensão de eixos rígidos, que estão ancorados ao chassis por quatro braços longitudinais e usam molas helicoidais progressivas Eibach, barras estabilizadoras e uma barra Panhard. Graças a este esquema, o Grenadier Quartermaster digere com facilidade os solavancos e as irregularidades do piso, assegurando um conforto assinalável, quer em pisos de terra, quer asfaltados.

A direção não tem qualquer assistência elétrica, continuando a ser empregue a clássica tecnologia hidráulica com esferas recirculantes. Esta solução permite manter uma trajetória firme e previsível em todo-o-terreno, mas, por outro lado, em asfalto revela-se vaga e algo imprecisa, exigindo alguma habituação.

Apesar de ser um todo-o-terreno à moda antiga, o Grenadier Quartermaster vem equipado com os sistemas de assistência obrigatórios na Europa, como o regulador da velocidade de cruzeiro, controlo eletrónico de tração e estabilidade, travagem automática de emergência, reconhecimento sinais de trânsito, sistema de alerta de distração do condutor, entre outros.

No que se refere aos consumos, esta pick-up está longe de ser uma referência nesta matéria, com uma média registada em estrada de 15 l/100 km, acima dos 10 a 12 l/100 km anunciados, podendo ultrapassar os 19,0 l/100 km em condições mais extremas de fora de estrada. O depósito tem uma capacidade de 90 litros.

VEREDICTO

Desenvolvido para ser um dos melhores veículos de todo-o-terreno da atualidade, o Ineos Grenadier cumpre cabalmente essa função e a dinâmica ao volante não deixa de impressionar, já que consegue vencer praticamente todos os obstáculos em percursos de todo-o-terreno e mesmo assim oferecer um excelente conforto, quer em maus pisos, quer em estrada.
O interior está longe de ser requintado e sofisticado, uma vez que os materiais utilizados a bordo foram pensados para oferecerem robustez e durabilidade. O rigor da montagem e a qualidade de construção está acima de qualquer suspeita. Como seria de esperar, toda esta excelência de engenharia tem um custo e no mercado nacional esta pick-up pode atingir um preço estimado, após impostos, de aproximadamente 140 mil euros.

FICHA TÉCNICA

INEOS GRENADIER QUARTERMASTER DIESEL

PREÇO  140 000€ (estimado)

MOTOR Diesel, 6 cil.; 2998 cc

POTÊNCIA 249 cv das 3250 às 4200 rpm

BINÁRIO 550 NM

TRANSMISSÃO 4WD; Auto, 8 vel.

COMP./LARG./ALT. 5,44/1,94/2,02 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 3,23 M

PESO 2718 KG

CARGA ÚTIL 500 KG

ACEL 0 - 100 KM 9,8 S

VEL. MAX 160 KM/H

CONSUMO WLTP 10,5 (12,0*) l/100 km

EMISSÕES 276 G/KM

ÂNGULO DE ATAQUE 35,5º

ÂNGULO VENTRAL 26,2º

ÂNGULO DE SAÍDA 22,6º

ALTURA AO SOLO 264 MM

PASSAGEM A VAU 800 MM

IUC 58,81 €

* Medições Turbo

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Imagem

Motor

Suspensões

Preço

Direção

Acesso cabina