Criado pelo multimilionário britânico Jim Ratcliffe com o objetivo de ocupar o espaço deixado vago no mercado com o desaparecimento ou o “aburguesamento” de algumas das referências no segmento dos veículos 4x4 tradicionais, o Ineos Grenadier combina o design clássico britânico de uma viatura de todo-o-terreno com o rigor da engenharia alemã.
Disponível em três versões - Station Wagon (cinco lugares), Utility Wagon (comercial de dois ou cinco lugares), Quartermaster (pick-up de cabina dupla de cinco lugares) - foi projetado e desenvolvido para oferecer o conforto de um Mercedes-Benz Classe G da década de ’90, a robustez de um Land Rover Defender dos velhos tempos e as capacidades em fora de estrada de um Jeep Wrangler.
Para ir de encontro às expetativas dos utilizadores que pretendem um veículo para ir a qualquer lado independentemente das condições, mesmo as mais extremas, os principais componentes são oriundos de fornecedores de referência na indústria automóvel como a Magna Steyr (engenharia 4x4), Carraro (eixos), BMW (motores), ZF (transmissão), Brembo (travões), Gestamp (chassis), Tremec (caixa de transferências).
Os veículos são produzidos em Hambach (França) na antiga fábrica da smart, adquirida à Mercedes-Benz em 2020 por 470 milhões de euros, a qual recebeu um investimento adicional de 50 milhões de euros em janeiro de 2021.
