Icónico Fiat 500 está renovado

Texto: João Monteiro de Matos
Data: 5 Setembro, 2019

A gama do citadino está prestes a chegar aos concessionários portugueses com as novas versões Fiat 500 Star e 500 Rockstar.

Apresentado primeiramente em 1957 e relançado há 12 anos, o Fiat 500 conquistou a Europa e depois revolucionou completamente a categoria dos citadinos, oferecendo, de acordo com a gigante italiana, “um nível de estilo e de tecnologia nunca antes visto em carros do género”.

Em 2018, o Fiat 500 registou o melhor número acumulado de vendas de sempre, com quase 194.000 novas matrículas (Fiat e Abarth) e, no passado mês de março, confirmou o estatuto de recordista de vendas na sua categoria.

Uma gama completamente nova

Personalidade, estilo e exclusividade. São estas as três características que a Fiat escolhe para adjetivar o seu renovado 500.

O 500 Pop tem uma “porta” de acesso diferente. O condutor pode optar por  duas versões muito diferentes: uma com um estilo mais elegante, outra com uma atitude mais desportiva.

A primeira oferece o elegante estilo Lounge, que expressa a sua personalidade de forma mais eficaz no novo Star. O 500 Sport e o novo Rockstar mostram um espírito mais desportivo e arrojado.

O Fiat 500X acolheu recentemente a estreia dos novos motores Firefly. Descubra o que vale a nova gama de propulsores da marca transalpina

O equipamento de série das duas novas versões é completo, incluindo rádio com ecrã tátil Uconnect 7″ HD LIVE – preparado para Apple CarPlay e compatível com Android AutoTM.

Além disso, o sistema de informação e entretenimento é oferecido de série também nos 500 Lounge e 500 Sport.

Todos os níveis de equipamento do novo 500 estão disponíveis tanto na berlina como no cabrio (exceto o Pop, que só está disponível na berlina).

Dependendo dos mercados, é possível escolher entre os motores 1.2 de 69 cv a gasolina (com transmissão automática Dualogic ou manual), Twin Air de 85 cv e 1.2 GPL de 69 cv (ambos com caixa manual).

Novo Fiat 500 Star

Colhendo os frutos da versão Lounge, a Fiat decidiu criar um nível de equipamento ainda mais rico: o Fiat 500 Star.

Um dos principais elementos desta versão é a nova cor metalizada Branco Stella, enriquecida com nuances rosadas, o que combina com os pormenores cromados, as jantes em liga de 15″ e o teto de abrir em vidro Skydome.

Todos estes detalhes vêm já de série, que inclui ainda faróis de nevoeiro.

O 500 Star está também disponível nas cores Branco Gelato, Cinzento Carrara, Preto Vesuvio, Cinzento Pompei, Bordeaux Opera, Cinzento Colosseo, Azul Dipinto di Blu e Branco Ghiaccio.

Novo 500 Rockstar

O novo 500 Rockstar combina robustos elementos estéticos da versão Sport, visíveis nos para-choques dianteiro e traseiro e nas soleiras das portas, com pormenores de classe, como o tejadilho de vidro fixo, as jantes em liga de 15″ e os elementos da carroçaria com acabamento cromado acetinado.

Nesta versão, foi introduzida uma cor com acabamento mate: Verde Portofino, para além das já existentes na restante gama.

O interior reflete tendência do exterior e, tal como no Star, também esta versão apresenta novidades.

A faixa central dos bancos transmite uma impressão particularmente atraente, inspirada nos tecidos listrados dos mais elegantes fatos. Tudo ultimado com painéis laterais com pormenores cinzentos ou azuis e com a parte de cima dos bancos em ecopele preta.

Tal como a versão Star, o novo 500 Rockstar oferece duas novas cores para o tabliê: o novo verde-escuro mate e a tonalidade grafite com acabamento acetinado.

No caso do tabliê verde-escuro, os pormenores do interior são cinzentos, enquanto na versão com tabliê grafite acetinado são azuis.

O habitáculo completa-se com um painel cromado e com um ecrã TFT de 7″ que presta ao condutor todas as informações necessárias, incluindo os dados fornecidos pelo velocímetro, pelo conta-rotações e pelo computador de bordo, que podem ser lidos de forma instantânea e em simultâneo.