Expressão inglesa que remete para os pequenos desportivos mais potentes, normalmente com base em modelos dos segmentos A e B, o Hyundai i20 N é o mais recente dos pocket rocket chegados ao mercado nacional. Sendo que, com os seus 204 cv e dinâmica arrebatadora, é, também e muito provavelmente, o mais emocionante de todos!
Depois do sucesso alcançado com o inaugural i30 N, iniciativa entretanto reforçada com uma "aventura" pelo reino dos crossovers, a que a Hyundai deu o nome de Kauai N, eis que a marca sul-coreana estende a fórmula 'N', também, aos utilitários. Desta feita, para criar o i20 N.
Partindo daquela que é a mais recente geração do utilitário sul-coreano, o Hyundai i20 N assume-se, assim, como a mais nova e empolgante versão deste modelo citadino. No qual, as linhas gerais já conhecidas do i20 convencional, surgem apuradas, nomeadamente, com a inclusão daqueles que são os predicados únicos da nova família de desportivos fundada pelo alemão Albert Biermann.
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Entre esses elementos muito particulares, a presença de novos pára-choques mais desportivos e agressivos, um spoiler dianteiro, saias laterais, um difusor traseiro a integrar uma generosa saída de escape, assim como uma espécie de asa no topo do óculo traseiro, que mais parece querer remeter para o "irmão" que disputa o Mundial de Ralis. Ainda que, reconheça-se, não tão ostensiva quanto neste...
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A culminar todo um conjunto, claramente, a apelar à emoção, uma decoração bicolor dominada pelo já tradicional azul dos modelos 'N' e com o seu tejadilho de cor preta. A mesma tonalidade de pormenores como a grelha frontal, da capa dos retrovisores exteriores, da asa traseira, ou até mesmo das trabalhadas jantes raiadas de 18", revestidas a pneus Pirelli P Zero. Neste caso, acompanhadas de maxilas de travão vermelhas, com a inscrição 'N' em branco.
INTERIORPassando ao habitáculo, um ambiente também ele com muitas semelhanças com o do i20 standard, e que vão desde as linhas horizontais que marcam o tablier, até à óptima habitabilidade para quatro ocupantes, vários espaços de arrumação abertos, fácil acesso a comandos - inclusive, o ecrã central táctil, "construído" também na horizontal... -, e uma bagageira de óptima capacidade inicial para o segmento (352 litros). E que o rebatimento das costas dos bancos traseiros permite aumentar, ainda, para os 1.165 litros.
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A acentuar a funcionalidade, três andares para arrumações: o primeiro, ao nível da entrada; o segundo, com não muita altura mas a toda a dimensão do espaço; e, o terceiro, onde deveria surgir o pneu sobressalente, mas que, por só contemplar kit anti-furos, deixa mais espaço para colocar outros pertences. Desde que, claro está, possam estar em contacto com a chapa...
De regresso ao habitáculo, o mesmo "descuido" na escolha dos materiais, com os plásticos a não descolarem daquilo que é a mediania no segmento, ainda que e neste caso concreto, atenuada pelas especificidades que só este i20 N possui - é o volante revestido a couro de óptima pega e com ajuste amplo, além de com as características patilhas azuis de accionamento dos modos de condução e um botão vermelho para accionamento do REV matching; é a pedaleira, apoio de pé esquerdo e pega da manche da caixa de velocidades em alumínio (esta última, com o 'N' inscrito junto dos números); é, ainda, o excelente banco em couro e tecido, de concepção desportiva e encosto de cabeça integrado, a encaixar perfeitamente o corpo e a fornecer uma excelente posição de condução. Quer pela forma fácil como garante o acesso a comandos, quer pela garantia de visibilidade para fora.
Mesmo que, para trás, a câmara seja uma valiosa ajuda...
MECÂNICAMais pequeno e leve que o i30 N, o Hyundai i20 N exibe, também, um quatro cilindros a gasolina mais pequeno, um 1,6 litros T-GDI equipado com injecção directa, turbo e intercooler, a anunciar 204 cv de potência, logo a partir das 5.500 rpm, e 304 Nm de binário máximo, com início nas 2.000 rpm.
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Apoiado por uma caixa manual de seis velocidades, o pequeno desportivo exibe uma subida de regime linear particularmente rápida, demonstrada, igualmente, nos 6,2 segundos que leva a acelerar dos 0 aos 100 km/h, ou ainda nos 230 km/h de velocidade máxima. Valores para os quais "pede" consumos na ordem dos 7,0 l/100 km, o único número que, aliás, nos pareceu desajustado da realidade. Isto, porque não conseguimos fazer melhor que 8,5 l/100 km...
Por outro lado e também a contribuir para uma condução arrebatadora, não apenas a sonoridade entusiasmante que, particularmente no modo N, confirma o excelente trabalho feito pela Hyundai no sistema de escape - mas que, diga-se, também pode ser silenciado, até para não acordar os vizinhos -, como toda uma série de alterações feitas no bloco de quatro cilindros - o i20 N é, por exemplo, o primeiro Hyundai a utilizar o sistema de controlo virtual da velocidade do turbo, que antecipa e adequa a pressão deste às necessidades do próprio motor - e no chassis (reforçado), suspensão dianteira, molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Cujo resultado mais visível é a redução de 10 mm na altura ao solo, face ao i20 convencional.
Finalmente, o já tradicional sistema de modos de condução e que permite escolher entre opções mais usuais - Normal, Eco e Sport - ou, recorrendo aos característicos - dos modelos N, bem entendido... - botões azuis no volante, entre os bem mais específicos modos N e N Custom. Neste caso, sinónimo da possibilidade de configuração de aspectos como a resposta do motor e da direcção, além de e entre outras, da sonoridade do escape.
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Finalmente, um botão redondo e vermelho, colocado no lado direito do interior do volante e que serve para ativar a função ponta tacão automática. Mas que, a exemplo do ESP, também pode ser desligada, por parte de "pilotos" mais conhecedores ou experientes...
TECNOLOGIAProposta concebida, essencialmente, em prol do prazer e gozo na condução, o i20 N não deixa de ostentar uma boa oferta em termos tecnológicos. A começar, num painel de instrumentos 100% digital de 10,25", muito completo, e com um layout que difere segundo o modo de condução seleccionado, e a que se junta um ecrã central táctil, também de 10,25", a cores, e de fácil acesso. Neste caso, enquanto parte de um sistema de informação e entretenimento que contempla, ainda e além da navegação, emparelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, e um Performance Driving Data System.
De resto e em prol, especificamente, da condução, a presença de tecnologias como o sistema de Launch Control ou, ainda, do REV Matching, responsável por elevar as rotações nas passagens de caixa, de forma a manter o motor sempre nas condições de resposta ideais. Tudo isto, sem esquecer o não menos importante pacote de tecnologias de segurança Hyundai SmartSense.
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Mais que através do visual agressivo ou de um interior claramente desportivo, é na condução que o i20 N melhor exprime as suas qualidades. Nomeadamente, ao assumir-se como aquilo que verdadeiramente é - um pocket rocket arrebatador, capaz de nos colocar a adrenalina em alta, sempre que para isso o convidamos.
A contribuir para esta certeza, um desempenho dinâmico verdadeiramente entusiasmante, pela forma agressiva e ágil como o i20 N se atira à estrada, sem reacções imprevistas e sempre com uma segurança e estabilidade que impressiona. E que, nem mesmo o ligeiro descolar da roda traseira no interior da curva, quando em estradas mais sinuosas, consegue beliscar a sensação de eficácia. Contribuindo, sim e pelo contrário, para que o eixo traseiro se posicione de forma a contribuir para a obtenção da trajectória desejada.
Valorizado com uma direcção mais directa e que ajuda à forma fácil como o desportivo sul-coreano se entrega às curvas, assim como por um autoblocante mecânico que procura assegurar uma maior eficácia no aproveitamento da potência, nem mesmo na travagem, o i20 N denota de dificuldades de maior. Com o sistema composto por discos, ventilados à frente, a assegurar que, também no momento de imobilizar o pequeno desportivo, existem argumentos capazes de realizar a contento a tarefa. Ou, pelo menos, de forma bem mais fácil do que a suspensão, naturalmente firme, no momento em que se vê obrigada a enfrentar uma ou outra lomba de redução de velocidade...
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Num segmento que tem vindo a perder concorrentes ao longo dos últimos anos, não deixa de ser bom ver que ainda existem marcas que sabem fazer do prazer e emoção na condução, uma prioridade. Inclusive, entre os pequenos utilitários.
A confirmá-lo, este pequeno i20 N, um verdadeiro concentrado de tecnologia que é também um dos pocket rockets mais arrebatadores - e eficazes! - do mercado, sempre pronto, também, para nos mostrar a razão do Automóvel ser, desde há muito, sinónimo de Emoção. Nós, não temos dúvidas: comprávamo-lo!...
Gostámos
Comportamento Mais um exemplo perfeito do fantástico trabalho que o alemão Albert Biermann tem vindo a realizar, com a "sua" divisão N, na Hyundai, o novo i20 N é o pequeno desportivo que, qualquer condutor hoje em dia desiludido com o Automóvel, devia experimentar! | Motor Particularmente quando se trata de um pequeno pocket rocket, como é o caso deste Hyundai i20, o motor é, sem sombra de dúvida, um dos aspectos mais importantes. E, isso, é coisa não falta ou sequer desilude, neste pequeno desportivo! | Direcção Precisa e com o peso adequado para uma proposta que traça o seu trajecto com precisão, a direcção do i20 N convence sem indecisões. A começar, desde logo, no volante. |
Não Gostámos
Consumos Se calhar por ser pequeno, assumidamente citadino, oriundo de um segmento em que cada cêntimo conta, o facto de facilmente ultrapassar os 8 litros de média nos consumos, acaba causando um certo impacto... | Plásticos no tablier Mais uma vez, é inquestionável que se trata de uma proposta do segmento B, em que, mais do que alguns pormenores, são os aspectos prioritários, como o preço, que mais pesam no momento da compra. No entanto, também é verdade que este não é um segmento B normal e que os plásticos estão bem expostos... | Conforto Especialmente tratando-se de um verdadeiro desportivo, esta é uma "crítica" quase inevitável. Mas a verdade é que, basta uma sequência de lombas anti-velocidade, para que a emoção despoletada, por exemplo, pela viciante sonoridade, caia a pique entre os passageiros, fruto de uma suspensão bem firme e pneus de baixo perfil. |